quarta-feira, fevereiro 01, 2023

Caso de homem com pernas amputadas morto por policiais gera revolta nos EUA; vídeo mostra que ele tentava fugir


A família de um homem que foi morto pela polícia na Califórnia, nos Estados Unidos, está indignada porque ele não tinha pernas, e um vídeo mostra que ele tentava se distanciar dos agentes antes de ser alvejado.


A polícia diz que foi chamada ao local do incidente pouco antes das 16h da última quinta-feira (26) porque o suspeito, Anthony Lowe Jr., teria saído de sua cadeira de rodas e esfaqueado uma pessoa, deixando-a em estado crítico.


Quando os policiais chegaram, o encontraram com a faca. Ele teria saído da cadeira de rodas e tentado fugir.


Em um comunicado, o Departamento de Polícia de Huntington Park diz que os policiais tentaram duas vezes usar tasers (armas não-letais de choque), mas não tiveram sucesso em controlar o suspeito. Depois, segundo a polícia, ele continuou a ameaçar os policiais com a faca, quando foi alvejado com arma de fogo.



“Eles se recusam a informar tudo o que precisamos para saber o que realmente aconteceu”, disse seu primo Ellakenyada Gorum. “Ele era amado. E é triste, muito triste, que estejam matando nosso povo afro-americano e escapando impunes. Ele estava em uma cadeira de rodas. O que mais ele poderia fazer?", questionou.

Familiares dizem que ele havia acabado de perder as pernas e não era uma ameaça para os policiais.


O Departamento de Polícia de Huntington Park afirmou que os envolvidos estão agora em licença administrativa remunerada, e uma investigação está em andamento.


Tyre Nichols


O caso acontece em meio a protestos nos Estados Unidos por conta da morte de Tyre Nichols, um cidadão negro que foi espancado pela polícia durante uma abordagem. Ele morreu dias depois no hospital.



O caso aconteceu no início de janeiro mas veio à tona na semana passada, quando foram divulgadas imagens de câmaras acopladas na roupa dos policiais - um mecanismo adotado justamente para monitorar a conduta dos agentes.


O vídeo mostra como Nichols é brutalmente agredido pelos policiais ao fugir da abordagem. Seis agentes envolvidos na agressão foram afastados, e o caso está em investigação.


Fonte: g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!