quinta-feira, janeiro 05, 2023

Tebet diz que recebeu 'monte de currículo' após falar em dificuldade para contratar mulheres pretas


A ministra do Planejamento, Simone Tebet, afirmou nesta quinta-feira (5) que recebeu "um monte de currículo" após dizer, no dia anterior, que gostaria de montar uma equipe diversa na pasta mas que enfrentava dificuldade para contratar mulheres pretas.


Na quarta (4), Tebet disse que as mulheres pretas geralmente são arrimo de família (sustentam a casa) e, com isso, fica difícil tirá-las de suas cidades.


Ainda segundo a ministra, o salário oferecido no ministério não é bom o suficiente para encorajar a mudança.


Nesta quinta, após cerimônia em que assumiu o Ministério do Planejamento, Tebet foi questionada sobre a repercussão da frase dita no dia anterior. Ela disse que, após ter feito a declaração, recebeu indicações de nomes e agora já tem uma lista de candidatas.



"Nós já temos uma lista. Frei Davi me ajudou", disse Tebet, se referindo ao diretor da Educafro, entidade que atua pela inclusão de negros. Ela também disse que recebeu ajuda da ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco.


"Foi bom que agora tá vindo um monte de currículo. Tô achando ótimo", afirmou.


Antes da cerimônia desta quinta, Anielle Franco entregou a Tebet uma lista de currículo de mulheres pretas e pardas com experiência nas áreas de orçamento e gestão.


A lista veio do movimento Elas no Orçamento – que, desde o ano passado, reúne currículos de mulheres de todo o país com atuação e especialização nesses setores.


A lista completa do Elas no Orçamento inclui 216 trabalhadoras do setor privado e servidoras públicas das três esferas de governo. Destas, 49 são pardas, e 20, pretas.


Fonte: g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!