quinta-feira, janeiro 05, 2023

Sucessos além de 'Meu Vaqueiro, Meu Peão’: veja lista de músicas mais tocadas de Rita de Cássia nos últimos 10 anos

O nome da cantora e compositora Rita de Cássia leva à mente e aos ouvidos diretamente a músicas como “Meu Vaqueiro, Meu Peão” e “Saga de um Vaqueiro”. Contudo, os sucessos de autoria da cearense de Alto Santo vão além. O Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) divulgou a lista de composições dela com maior alcance na música brasileira.


Rita de Cássia compôs sucessos como "Meu Vaqueiro, Meu Peão" e "Saga de um Vaqueiro". — Foto: Divulgação


Rita de Cássia faleceu nesta terça-feira (3), devido a uma fibrose pulmonar (conheça a doença). Ela é reconhecida como uma das maiores compositoras do forró, com mais de 500 canções escritas. A prefeitura do município decretou luto oficial de três dias após a morte da artista.


“Meu Vaqueiro, Meu Peão” foi a música de sua autoria mais regravada e a mais tocada nos últimos 10 anos no Brasil. Neste período, Rita de Cássia teve mais de 75% dos rendimentos em direitos autorais provenientes dos segmentos de shows, rádio, festa junina e música ao vivo.


O ranking das músicas de autoria de Rita de Cássia mais tocadas nos últimos 10 anos no Brasil leva em conta os principais segmentos de execução pública — rádio, sonorização ambiental, música ao vivo, casas de festas e diversão, carnaval, festa junina e shows.



Veja lista das músicas de Rita de Cássia mais tocadas nos últimos 10 anos:

  1. Meu vaqueiro, meu peão
  2. Saga de um vaqueiro
  3. Onde canta o sabiá
  4. Tatuagem
  5. Brilho da lua
  6. Passeando pelo sertão
  7. Tá difícil - (escrita em parceria com Carlos Araújo e Renan Domingues)
  8. Barreiras
  9. Viajante forrozeiro
  10. Raízes do Nordeste
  11. Minha verdade
  12. Nossa canção
  13. Explodindo de paixão
  14. Princípio meio e fim
  15. Bichinho de estimação
  16. Passos na areia
  17. Jeito de amar
  18. Dá notícias
  19. Anjo de guarda
  20. Cara metade


Rita de Cássia foi autora de mais de 500 músicas. — Foto: Jornal Nacional/ Reprodução


O Ecad também divulgou o top 5 das músicas mais regravadas:


  1. Meu vaqueiro meu peão
  2. Onde canta o sabiá
  3. Tatuagem
  4. Saga de um vaqueiro
  5. Barreiras


Ecad lamenta morte


Por nota, o Ecad lamentou profundamente a morte da cantora e compositora Rita de Cássia. “Uma das importantes compositoras de forró do país”, disse a entidade. A artista cearense deixou 356 músicas autorais e 353 gravações cadastradas no banco de dados da gestão coletiva.


“O momento é de muita tristeza e o Ecad se solidariza com familiares e amigos”, complementou o escritório.

O Ecad informou ainda que os herdeiros da cearense continuarão a receber os rendimentos por 70 anos após sua morte, como determina a lei do direito autoral (9.610/98).


Fonte: g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!