quinta-feira, fevereiro 24, 2022

Congresso pressiona governo a 'sair do muro' e ter posição clara de condenação da Rússia

Fazendo upload: 224345 de 224345 bytes.


Aumentou a pressão do Congresso Nacional para que o Ministério das Relações Exteriores e o Palácio do Planalto passem a adotar uma posição mais dura de condenação à Rússia pela invasão da Ucrânia.


Neste movimento, o presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados, Aécio Neves (PSDB-MG), telefonou para o ministro Carlos França e para o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, alertando de que o Brasil precisa se posicionar de maneira mais firme.


Nesta quinta-feira (24), o Itamaraty divulgou uma nota na qual pediu a "suspensão imediata de hostilidades" da Rússia contra a Ucrânia, mas não condenou o ataque.


"A posição do Itamaraty é muito tímida. Era preciso ter uma posição de governo clara de condenação desta invasão da Ucrânia pela Rússia. A Credn [Comissão de Relações Exteriores da Câmara] está pressionando o Itamaraty para sair do muro e ter uma posição mais clara", disse Aécio ao blog.


"Será um erro se o Brasil não se solidarizar com o povo ucraniano", acrescentou.


Resposta do ministro

Na conversa com Aécio, o chanceler Carlos França relatou que iria ter uma nova conversa com o presidente Jair Bolsonaro na tarde desta quinta-feira para avaliar a situação.


Mas deixou claro que a posição do Brasil não pode ser igual à posição da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).


"Não precisa ser a posição da Otan, mas é preciso condenar com firmeza", argumentou Aécio Neves.


França também disse para Aécio que conversaria nesta quinta-feira com a ministra das Relações Exteriores do Reino Unido, Liz Truss, e com o alto representante da União Europeia para a Política Externa, o espanhol Josep Borrell, para avaliar o cenário internacional diante dessa invasão da Ucrânia pela Rússia.


E, com isso, demonstrar que está em contato permanente com outros países diante do agravamento da crise.


Fonte: Blog do Camarotti

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!