quinta-feira, fevereiro 24, 2022

Influencer brasileira pede 'socorro' para sair da Ucrânia após início de ataques da Rússia

Morando com a família há dois anos na Ucrânia, a capixaba Lyarah Vojnovic pede ajuda ao governo brasileiro para deixar o país europeu após a Rússia iniciar ataques militares. Em vídeo publicado nas redes sociais, a influencer cristã relatou o clima de apreensão no país.


"Os noticiários estão dizendo que já está tudo certo e calmo, só que não. Nós ainda estamos presos num hotel e ninguém dá uma posição sobre o que fazer ou se a gente já pode sair. É desesperador ver nossos filhos, as pessoas que estão se abrigando aqui. Eu saí da minha casa correndo, não consegui pegar os meus cachorros. É muito difícil para nós e como para a nossa família que vive no Brasil. Peço ajuda e a oração de vocês", disse.


Lyarah e sua família são do Espírito Santo. Ela é casada com Maycon, que atua como volante do time de futebol ucraniano Shakhtar Donetsk. Há dois anos, o casal se mudou para Ucrânia, onde vivem com os dois filhos. No entanto, além deles, os pais de Maycon também estão presos no país europeu neste momento.


O pai de Lyarah, Marcelo Vojnovic, que está no Espírito Santo, contou que o time de futebol levou todos os jogadores e suas famílias para o sótão de um hotel, onde todos estão abrigados. No entanto, a comunicação tem sido difícil. Por isso, a família tem passado o dia de prontidão, próxima ao telefone.


"Estou acordado desde ontem, quando começou a invasão dos russos. Se eles soubessem disso antes, já teriam saído há muito tempo, mas a embaixada falou que estava tudo tranquilo e que não aconteceria nada" relatou Marcelo.

O pai disse que recorreu à embaixada brasileira. "Eles falaram que não podem fazer nada. Existem várias famílias, não só a nossa, que também estão suplicando por esse socorro das autoridades brasileiras. Todos estão lá a trabalho e precisamos de uma resposta", explicou.


A capixaba Lyarah Vojnovic mora na Ucrânia com o marido e os filhos — Foto: Reprodução/Instagram


Ataques

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, autorizou a invasão à Ucrânia a partir de uma ação militar no leste do país, onde ficam as regiões separatistas reconhecidas pelos russos como independentes: Donestsk e Luhansk.


De acordo com lideranças europeias, o ataque é um dos piores momentos da Europa desde a 2ª Guerra Mundial.


Há imagens de explosões e movimentações de tanques em diferentes cidades ucranianas.


Putin disse às forças ucranianas que deponham as armas e voltem para casa.


“Quem tentar interferir, ou ainda mais, criar ameaças para o nosso país e nosso povo, deve saber que a resposta da Rússia será imediata e levará a consequências como nunca antes experimentado na história”, ameaçou.

Nesta tarde, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou sanções e descartou lutar contra a Rússia na Ucrânia.


Fonte: g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!