domingo, dezembro 19, 2021

PF conclui inquérito sobre ameaças de morte a diretores da Anvisa



A Polícia Federal concluiu inquérito aberto para investigar ameaças de morte feitas contra diretores da Anvisa. A investigação segue em sigilo e foi encaminhada para a Justiça Federal de Brasília.


Em outubro, um homem enviou e-mails ameaçando de morte cinco diretores da Anvisa caso a vacinação para crianças de 5 a 11 anos fosse aprovada. Nesta quinta (16), a agência aprovou o uso da vacina da Pfizer para esse público – o governo ainda não anunciou calendário de vacinação.


A GloboNews apurou que os cinco diretores foram ouvidos por videoconferência pela PF. O diretor-presidente da Anvisa, Antônio Barras Torres, prestou depoimento em 11 de novembro.


O inquérito foi aberto no início de novembro. Em entrevista à GloboNews na época, o diretor-presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres, disse que pediu à PF proteção para os diretores. 


Bolsonaro ataca decisão

Horas após a diretoria colegiada da Anvisa aprovar o uso de uma dose adaptada da Pfizer para crianças entre 5 e 11 anos, o presidente Jair Bolsonaro usou uma transmissão em rede social para intimidar e ameaçar os responsáveis pela decisão.


O presidente levantou dúvidas sobre a imunização, cobrou a divulgação do nome dos responsáveis pela autorização e disse que os pais devem avaliar se darão ou não o imunizante.


"Não sei se são os diretores e o presidente que chegaram a essa conclusão ou é o tal do corpo técnico, mas, seja qual for, você tem o direito de saber o nome das pessoas que aprovaram aqui a vacina a partir dos cinco anos para o seu filho. (...) Agora mexe com as crianças. Então quem é responsável é você pai. Tenho uma filha de 11 anos. Vou estudar com a minha esposa qual decisão tomar", disse Bolsonaro.


A associação de servidores da agência reguladora repudiou as declarações. O diretor da Anvisa, Antonio Barra Torres, rebateu a fala de Bolsonaro na abertura da reunião colegiada desta sexta.


"Se formos consultar todas as pessoas que ali contribuíram direta ou indiretamente, essa lista contaria por certo com mais de 1,6 mil nomes porque todas as nossas atividades estão entrelaçadas. Seguramente na letra A meu nome vai estar lá", disse Barra Torres.


Fonte: g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!