domingo, dezembro 19, 2021

Passagem do tufão Rai deixa pelo menos 109 mortos nas Filipinas

Pelo menos 109 pessoas morreram na passagem do tufão Rai pelas Filipinas, o pior a castigar o país este ano – informa o balanço oficial atualizado divulgado neste domingo (19).


Postes elétricos caídos bloqueiam uma rua na cidade de Surigão, nas Filipinas, neste domingo (19), dias após a passagem do tufão Rai — Foto: Ferdinandh Cabrera/AFP


Mais de 300 mil pessoas abandonaram suas casas e hotéis de praia depois que o tufão Rai devastou parte do arquipélago. Várias áreas ficaram sem comunicação e sem energia elétrica, enquanto em outros lugares telhados foram arrancados, e postes de luz, derrubados.


Arthur Yap, o governador de Bohol, um popular destino turístico, relatou que chega a 73 o total de mortos na ilha.


Turistas se abrigam sob árvores do lado de fora do aeroporto na cidade de Del Carmen, nas Filipinas, neste domingo (19), enquanto aguardam seu voo, dias depois que o tufão Rai devastou a ilha — Foto: Roel Catoto/AFP


Nas ilhas Dinagat, o porta-voz da delegação provincial, Jeffrey Crisostomo, disse à AFP que há outros dez óbitos.


Com isso, o número total de mortes registradas sobe para 109, de acordo com dados oficiais, que confirmam que Rai foi um dos tufões mais letais a atingir as Filipinas nos últimos anos.


E este balanço pode aumentar, à medida que as agências governamentais forem avaliando a amplitude do desastre.


O tufão Rai atingiu as Filipinas na quinta-feira (17) com ventos de 195 km/h. Milhares de policiais, militares, agentes da Guarda Costeira e bombeiros continuam mobilizados para ajudar nas buscas e resgates nas áreas atingidas.


No sábado, Rai se afastou, avançando pelo Mar da China Meridional e, no domingo, estava ao largo da costa do Vietnã, movendo-se para o norte.


Maquinário pesado, como retroescavadeiras e tratores, foi usado para ajudar a desobstruir estradas bloqueadas pela queda de postes e árvores.


Uma avaliação aérea dos danos ao norte de Bohol deixou "muito claro" que as pessoas sofreram muito em termos de casas destruídas e perdas agrícolas, disse Yap, que declarou estado de emergência na ilha.


No encerramento de sua tradicional oração dominical do Ângelus, o papa Francisco expressou sua "proximidade com o povo das Filipinas", um país majoritariamente católico.


"Possa o santo Menino levar conforto e esperança às famílias com mais dificuldades", declarou, em referência ao Natal.


O tufão também causou destruição generalizada nas ilhas de Siargao, Dinagat e Mindanao.


Neste domingo, os turistas começaram a ser retirados.


Em Surigao City, no norte de Mindanao, as ruas ficaram cobertas de vidros quebrados, chapas de aço dos telhados e linhas de transmissão elétrica.


Os ventos do Rai caíram para 150 km/h, enquanto ele avança pelo país em chuvas torrenciais, arrancando árvores e destruindo estruturas de madeira.


A governadora de Dinagat, Arlene Bag-ao, disse no sábado que os danos à ilha "são uma lembrança, igual ou pior", da destruição causada pelo supertufão Haiyan, em 2013.


Haiyan é o ciclone mais mortal já registrado nas Filipinas, com mais de 7.300 pessoas mortas, ou desaparecidas.


Fonte: France presse

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!