domingo, outubro 17, 2021

CPI vai ouvir integrante da comissão que tirou de pauta estudo sobre 'kit Covid'

Fazendo upload: 1405388 de 1405388 bytes.


A CPI da Covid decidiu nesta sexta-feira (15) ouvir o representante do Conselho Nacional de Saúde (CNS) Nelson Mussolini, que integra a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec). A oitiva será na próxima segunda-feira (18).


Mais cedo, os senadores haviam aprovado a convocação de outros integrantes da Conitec, além do médico Carlos Carvalho, responsável por coordenar um estudo com parecer contrário ao uso dos remédios do chamado "kit Covid" no combate ao coronavírus.


No entanto, como o planejamento era realizar uma única oitiva na segunda-feira (18), Mussolini foi o escolhido, e as demais convocações foram descartadas.


A Conitec, um órgão consultivo do Ministério da Saúde, tem entre suas atribuições deliberar sobre incorporação e a exclusão de novos medicamentos em protocolos do Sistema Único de Saúde (SUS).


O órgão avaliaria na semana passada um estudo coordenado pelo médico Carlos Carvalho, com parecer contrário ao uso dos remédios do chamado "kit Covid" no combate ao coronavírus. O documento acabou retirado de pauta.


O “kit Covid” é composto por remédios como hidroxicloroquina, azitromicina, ivermectina que, apesar de comprovadamente ineficazes contra o coronavírus, foram propagandeados por Bolsonaro durante a pandemia.


Em entrevista à GloboNews, o vice-presidente da CPI, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), disse que o depoimento de Mussolini vai servir para apurar se houve interferência política na modificação da pauta da Conitec.



“O que cabe para nós ter informações para investiga é se ocorreu intervenção política no âmbito da Conitec, porque na última reunião da Conitec não se procedeu, não se avançou na deliberação sobre o protocolo que havia sido preparado pelo doutor Carlos Carvalho e por um grupo de mais de 20 médicos e especialistas”, afirmou.


Parentes das vítimas

A CPI também aprovou um requerimento para a realização de uma audiência pública para ouvir familiares de vítimas da Covid-19.


O pedido, de autoria de Randolfe, contém uma lista de convidados que perderam os pais, companheiros e sofreram diretamente com a doença.


“O testemunho dessas pessoas é de extrema importância, uma vez que nos aproxima da dor do outro e dá voz a milhares de outras famílias que foram dilaceradas por essa pandemia”, afirmou o senador na justificativa para a convocação.


Foram convidados a comparecer à comissão, também na próxima segunda-feira (15):


Mayra Pires Lima, enfermeira em Manaus;

Geovana Dulce, órfã da Covid;

Katia Shirlene Castilho dos Santos, órfã da Covid;

Rosane Brandão, viúva da Covid;

Jarquivaldo Bites Leite, vitima da Covid

Além deles, também foram convidados Antônio Carlos, da ONG Rio de Paz, e Márcio Antônio, taxista que perdeu um filho para a Covid-19.


Fonte :G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!