domingo, outubro 17, 2021

Site falso de leilão de automóveis engana clientes no interior de SP

Cursos, palestras, pacotes de viagens, lojas e até leilões são apenas alguns dos atrativos facilmente encontrados na internet. No entanto, o que pode parecer uma oferta interessante também pode ser uma estratégia usada por estelionatários para cometer golpes.


Registros de crimes virtuais aumentam 100% nos últimos três anos na região de Itapetininga — Foto: TV TEM/ Reprodução


À Tv Tem, um homem que preferiu não se identificar contou que o nome da empresa onde ele trabalha, em Itapeva (SP), foi usada para criar um site de leilão de automóveis falso e fazer várias vítimas.


"Buscamos a fundo, junto com os clientes, o que estava acontecendo e descobrimos que tinha uma empresa que pegou os nossos dados e criou a página na internet. No momento do pagamento, o suposto leiloeiro passou o número de outra conta", conta o empresário.


Para tentar reverter a situação e evitar que o nome da empresa continue sendo usado pelos golpistas, o advogado Fellipe Mello foi contratado.


"Estou tentando tirar a página do ar para evitar que outras pessoas caiam no golpe. Quando as ofertas são muito baratas, precisamos desconfiar. Nesse leilão havia carros que custavam quase R$ 100 mil abaixo da tabela", explica o advogado.


Crimes virtuais

Os registros de crimes virtuais, como estelionato, dobraram nos últimos três anos no estado de São Paulo. De acordo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), só em Itapetininga, foram 74 boletins de ocorrência entre janeiro e julho de 2020 e, em 2019, durante o mesmo período, 38 notificações. Neste ano, foram 76 ocorrências.


Diante disso, o professor de Tecnologia de Informação, Valdinei Castelan, alertou sobre o conhecimento que os criminosos têm sobre o universo virtual.


Segundo ele, as ações são bastante planejadas para não deixar rastros e, por isso, é muito importante que as pessoas mantenham os sistemas dos computadores e celulares atualizados, para banir e identificar sites falsos com mais facilidade.


Ainda conforme o professor, uma outra dica é evitar o repasse de informações pessoais e registrar boletins de ocorrência caso o crime ocorra.


Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!