quinta-feira, agosto 12, 2021

Covid na Austrália: Camberra entra em lockdown após 1º caso em um ano; em Sydney, Exército poderá ser acionado

A capital da Austrália, Camberra, entrou nesta quinta-feira (12) em um lockdown que vai durar uma semana depois que a cidade registrou seu primeiro caso de Covid-19 em mais de um ano.


Vista do parlamento australiano em Camberra em 12 de agosto de 2021 — Foto: Rohan Thomson/AFP


As autoridades sanitárias do país ainda não souberam dizer onde é que o paciente infectado pegou o vírus, nem se há transmissão comunitária da doença. Pelo menos três contatos dele testaram positivo.


O bloqueio vai afetar cerca de 400 mil moradores da capital que só poderão sair de casa por motivos essenciais. Durante o dia, muitos correram para fazer compras e formaram filas nos supermercados.


A Austrália está lutando contra o avanço da variante delta, que também chegou à Sydney e a Melbourne – desencadeando um confinamento imposto pelas autoridades.


Em Sydney, o Exército poderá ser acionado para garantir o cumprimento das regras de isolamento, segundo o governo de Nova Gales do Sul.


Várias pequenas cidades da região também adotaram lockdowns por conta dos novos casos desta variante comprovadamente mais transmissível.


Pessoas caminham ao redor do lago Burley Griffin, em Camberra, em 12 de agosto de 2021 — Foto: Rohan Thomson/AFP


Alta nas infecções em Sydney

Apesar de sete semanas de lockdown em Sydney, as infecções diárias continuam a ficar acima das altas quase recordes.


Nesta quinta-feira, Nova Gales do Sul relatou 345 casos de transmissão local, a maioria em Sydney – mais do que os 344 do dia anterior.


As regras de lockdown foram endurecidas em mais três áreas da região de Sydney, limitando a circulação de pessoas a até cinco quilômetros de suas casas.


Autoridades também relataram as mortes de dois homens de cerca de 90 anos, o que eleva o número de óbitos do surto mais recente para 36.


Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!