segunda-feira, abril 19, 2021

Ataque com faca em mesquita na capital da Albânia deixa 5 feridos

Cinco pessoas ficaram feridas nesta segunda-feira (19) após um ataque com faca na mesquita Dine Hoxha, no centro de Tirana, capital da Albânia.


Mesquita Dine Hoxha, no centro de Tirana, capital da Albânia, após esfaqueamento nesta segunda-feira (19) — Foto: AP Photo


O homem considerado suspeito pela polícia de ter cometido o crime, Rudolf Nikolli, de 34 anos, foi preso momentos depois. Autoridades ainda tentam entender a motivação para o ataque.


Os cinco feridos, todos homens, tinham idades entre 22 e 35 anos. Todos foram levados a hospitais e não correm risco de morrer.


Ataque no ramadã


Policial investiga mesquita Dine Hoxha, em Tirana (Albânia), onde homem esfaqueou cinco pessoas nesta segunda-feira (19) — Foto: AP Photo


Segundo o imã da mesquita, Ahmed Kalaja, o templo estava cheio de fieis neste período do ramadã — o mês sagrado para os muçulmanos. "Espero que não tenha sido um ataque terrorista", disse o sacerdote à agência Associated Press.


Ao site Balkanweb, o pai do homem considerado suspeito disse que o filho se sentia "deprimido" desde o ano passado, após ter a entrada na Itália negada — país que tem uma grande comunidade albanesa.


Além disso, segundo ele, Nikolli nasceu em uma família de pai católico e mãe muçulmana. Ao chegar em uma mesquita tempos atrás, quando se converteu ao Islã, teve a entrada negada porque os imãs consideraram que ele era cristão.


A Albânia, com cerca de 2,8 milhões de habitantes, tem população majoritariamente muçulmana. Porém, há um percentual relevante de cristãos católicos e ortodoxos. Em visita ao país em 2014, o papa Francisco elogiou a harmonia religiosa: "Exemplo inspirador", disse, à época.


Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!