quinta-feira, março 25, 2021

Pessoas que utilizam aparelhos médicos ligados na energia elétrica devem se recadastrar junto à Cosern; veja como

A Cosern está convocando para recadastramento os clientes que utilizam ou dependem de equipamentos de autonomia limitada, vitais à preservação da vida humana e que necessitam do fornecimento de energia elétrica para o seu pleno funcionamento.


Criança assistida por sistema de home care — Foto: Mariana Raphael/ Secretaria de Saúde


De acordo com a companhia, assim como hospitais e unidades de saúde, esses cliente têm prioridade no atendimento das equipes de plantão da concessionária.


Isso significa que quando, eventualmente, ocorre uma interrupção no fornecimento de energia na região onde está localizada uma residência com esse perfil, o reestabelecimento da energia é priorizado pela Cosern – que possui um cadastro especial com os dados desses consumidores no Centro de Operações.


Além disso, quando for necessário realizar um desligamento programado para manutenção e reforço da rede elétrica que atende as residências desses clientes, a Cosern envia um aviso por carta, e-mail ou SMS com antecedência de 15 dias, informando a data e o horário da interrupção.


Para ter direito a esse atendimento prioritário, a Cosern ressalta que é importante que o cliente informe sobre essa condição especial, faça o cadastro da unidade consumidora nessa categoria especial e mantenha os seus dados sempre atualizados junto a concessionária.


Os canais para realização do cadastro é via atendimento presencial ou e-mail de atendimento aos clientes da Cosern: equipamentosvitais.cosern@neoenergia.com



Documentos necessários para o cadastro:


RG e CPF do titular da conta contrato;

RG e CPF do beneficiário (quando for o caso);

Atestado subscrito por profissional médico, constando obrigatoriamente: equipamentos utilizados na residência, número do CID, assinatura e CRM do médico. O prazo de utilização dos equipamentos é opcional;

Termo de compromisso assinado pelo consumidor ou por seu representante, contendo assinatura e CRM do médico (O termo pode ser solicitado em qualquer agencia de atendimento Cosern ou via e-mail equipamentosvitais.cosern@neoenergia.com);

Quem tem direito ao cadastro?

Os clientes que utilizam/dependem de equipamentos de autonomia limitada, vitais à preservação da vida humana e que necessitam do fornecimento de energia elétrica para o seu pleno funcionamento.


Qual o prazo para a efetivação do cadastro?

A partir da entrega da documentação por parte do cliente, a Cosern faz a avaliação do pedido e emite um posicionamento em até 15 dias.


Parceria Cosern e Unimed Natal

A Cosern e a Unimed Natal firmaram uma parceria para que, no momento da inclusão do paciente no programa “Gerência de Prevenção e Atenção Domiciliar (GPAD)”, já seja sinalizada a necessidade de utilização de equipamento vital. Nesse momento, é emitido um “Termo de Compromisso Para Obtenção de Atendimento Específico na Unidade Consumidora Onde É Utilizado Equipamento Elétrico Essencial à Preservação da Vida Humana”. De posse desse documento, a Cosern faz imediatamente a inscrição/atualização do cadastro do cliente no banco de dados especial.


Fonte: G1

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