quinta-feira, março 25, 2021

Alemanha anuncia doação de 80 respiradores ao Amazonas

A embaixada da Alemanha no Brasil anunciou uma doação de 80 respiradores ao Amazonas. Os equipamentos devem chegar a Manaus neste sábado (27), e serão trazidos por um avião da Aeronáutica alemã.


Amazonas deve receber novos respiradores para atender rede estadual de saúde. — Foto: Divulgação/Secom


Por meio de nota, o órgão informou nesta quinta-feira (25) que a doação atende um pedido do Governo do Amazonas. Além dos respiradores, também serão doados acessórios para o uso hospitalar.


O Amazonas enfrentou a segunda onda de Covid-19 entre janeiro e fevereiro deste ano, e teve que enviar pacientes a outros estados por conta do colapso na Saúde. Até esta quarta-feira (24), mais de 11,8 mil pessoas morreram com a doença no estado.


O país ressaltou que a cooperação mundial para o enfrentamento da pandemia da Covid-19 é de máxima prioridade, e está disposto a prestar a sua ajuda humanitária.


"Ninguém está seguro, até que todos estejam seguros. A Alemanha e o Brasil são parceiros muito importantes e nós acreditamos que somente através da união e da cooperação de maneira solidária entre os países poderemos vencer essa pandemia", afirmou o embaixador Heiko Thoms, por meio de nota.


Manaus recebe pacientes de fora

Após sofrer com a segunda onda de Covid, o Amazonas já se encontra na fase laranja da pandemia, com risco moderado de transmissão de Covid. Nesta quarta, os leitos de UTI Covid tinham cerca de 75% de ocupação.


A capital passou a receber pacientes com Covid de Rondônia e do Acre, por conta do colapso enfrentado, agora, nessas outras localidades. Mais de 20 pacientes já foram transferidos para o Hospital Delphina Aziz, referência no tratamento da doença no estado.


O Amazonas sofreu com falta de oxigênio nos hospitais, em janeiro, e uma força-tarefa foi criada para trazer o insumo até o estado. Com o consumo estabilizado, cilindros de oxigênio começaram a ser levadas para outros estados que enfrentam o problema.


Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!