segunda-feira, fevereiro 22, 2021

Estátua de Reginaldo Rossi é pichada menos de 20 dias depois de ser inaugurada no Recife

Menos de 20 dias após sua inauguração, a estátua de Reginaldo Rossi, localizada no Pátio de Santa Cruz, no bairro da Boa Vista, no Centro do Recife, foi vítima de vandalismo. A escultura do cantor pernambucano, representada em uma mesa de bar, teve uma garrafa de cerveja de concreto vandalizada com tinta vermelha.


Estátua de Reginaldo Rossi, localizada no Pátio de Santa Cruz, no Recife, foi pichada menos de 20 dias depois de inauguração — Foto: Reprodução/TV Globo


A homenagem ao Rei do Brega, falecido em 2013, aos 69 anos, de câncer de pulmão, foi inaugurada no dia 2 de fevereiro. No domingo (21), as letras já estavam escritas na garrafa. Os demais itens da escultura, como o próprio Reginaldo, a mesa, o banco, o microfone e a rosa de concreto estavam intactas.


A estátua faz parte do Circuito da Poesia do Recife, criado para perpetuar o legado de personalidades envolvidas com a arte em Pernambuco. O autor da escultura, Demétrio Albuquerque, passou dois meses para criar a homenagem a Reginaldo Rossi em concreto.


A Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) enviou uma equipe ao local ainda nesta segunda, para vistoriar a estátua e fazer o levantamento dos serviços necessários para o reparo. No começo da tarde desta segunda (22), a estátua já estava limpa novamente.


Estátua de Reginaldo Rossi foi recuperada nesta segunda-feira (22), após ser pichada menos de 20 dias depois da inaguruação — Foto: Léo Cruz/TV Globo


Em nota, a autarquia informou que, anualmente, são investidos R$ 2 milhões em consertos referentes a depredações e pichações no Recife, um valor que seria suficiente para construir duas creches ou duas Upinhas.


Outras obras vandalizadas

Em setembro de 2020, a estátua do escritor Ariano Suassuna, localizada na Rua da Aurora, região central do Recife, apareceu quebrada na altura das pernas e caída no chão.


O monumento de 1,8 metro foi inaugurado em 2017. O serviço de recuperação da estátua foi feito pelo artista plástico Demétrio Albuquerque, que assinou, também, a produção da escultura original, confeccionada em cimento estruturado. Os vândalos tinham quebrado as pernas da obra, o que fez com que ela fosse derrubada.


Em novembro a estátua foi devolvida à frente do Teatro do Arraial Ariano Suassuna, no bairro da Boa Vista, na área central da capital pernambucana.


Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!