segunda-feira, fevereiro 01, 2021

Alemanha enviará médicos e ventiladores para ajudar Portugal com crise da Covid-19

Os militares da Alemanha enviarão mais de 20 médicos e enfermeiros a Portugal, que está ficando sem espaço nas unidades de tratamento intensivo depois de uma disparada de infecções de coronavírus.


Mais de trinta ambulâncias em fila aguardam para entregar pacientes com Covid-19 no hospital Santa Maria, em Lisboa, na quinta-feira (28) — Foto: AP Photo/Armando Franca


"Apoiamos nossos amigos de Portugal que se encontram em uma situação especialmente dramática", disse a ministra da Defesa, Annegret Kramp-Karrenbauer, nesta segunda-feira.


Um avião com 26 médicos, enfermeiros e especialistas em higiene, além de 40 ventiladores móveis e fixos, partirão para Lisboa na quarta-feira, de acordo com um comunicado do Ministério da Defesa.


Portugal, que no sábado disse que só sete dos 850 leitos de UTI dedicados a casos de Covid-19 em seu território continental estão disponíveis, pediu ajuda ao governo alemão.


Hospitais de todo o país de pouco mais de 10 milhões de habitantes parecem à beira do colapso – ambulâncias às vezes esperam horas devido à falta de leitos, e algumas unidades de saúde lutam para encontrar espaço refrigerado suficiente para preservar os corpos dos mortos.


A equipe militar alemã também levará 150 leitos hospitalares a Portugal, e inicialmente pretende ficar por três semanas, disse o Ministério da Defesa de Berlim.


"O coronavírus é um desafio para todos nós, e o sistema de saúde alemão também está pressionado", disse Kramp-Karrenbauer.


"Entretanto, estamos convencidos de que, especialmente em tempos como este, a solidariedade europeia é indispensável", acrescentou.


Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!