segunda-feira, fevereiro 01, 2021

Enem digital tem abstenção de 64,1% dos candidatos no RN, diz Inep

Entre os 2.126 estudantes inscritos no Rio Grande do Norte para realizar as provas do Enem digital neste domingo (31), apenas 765 fizeram o exame. Ao todo, 1.361 não compareceram, o que corresponde a 64,1% de abstinência. Os dados foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo Enem. No Brasil, as abstenções chegaram a 68,1%.


No primeiro dia de prova do Enem digital, 64,1% dos candidatos não fizeram o exame no RN — Foto: Geraldo Jerônimo / Intertv Cabugi


Os alunos fizeram provas de Linguagens, Ciências humanas e redação com duração de 5 horas e 30 minutos. O tema da redação este ano foi “O desafio de reduzir as desigualdades entre as regiões do Brasil”. Estudantes do Rio Grande do Norte relataram atraso de quase 2 horas para o início das provas que estavam previstas para as 13h30, horário de Brasília.


Júlia Alice, de 20 anos, fez o exame pela terceira vez. Nesse domingo fez as provas no setor IV da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Para a estudante, o sistema digital foi considerado simples e não houve dificuldade para resolver as provas.


“A prova teve um atraso de quase duas horas. Disseram que o motivo era uma autorização do Inep pra termos acesso à plataforma e tivemos que ficar esperando porque caso saíssemos antes de duas horas de prova, seria dado como abandono de prova. A plataforma é muito boa, o único problema mesmo foi o atraso”, contou a estudante que tenta como primeira opção uma vaga para o curso de jornalismo.


Júlia Alice, de 20 anos, relatou atraso de quase 2 horas no início das provas — Foto: Geraldo Jerônimo / Intertv Cabugi


No Rio Grande do Norte foram disponibilizados 19 locais de provas e 78 laboratórios. Segundo Júlia, os espaços não eram confortáveis. “Eles fizeram uma espécie de cabine de papelão. A ideia foi boa, na teoria, mas, na prática, é muito agoniante. É um espaço muito pequeno onde você só pode olhar para a tela do computador e sem contar o calor”, explica.


Outra estudante que já tinha experiência em anos anteriores e fez a prova digital, Letícia Eveny, de 19 anos, contou que antes do início do exame, um vídeo foi exibido para ajudar os candidatos a entenderem como funcionaria o sistema digital.


Pra ela, o formato foi desafiador. “Eu achei fácil de mexer. Mas, foi diferente e desafiador. Acredito que pelo fato de ser um método novo e que não estamos acostumados ainda”, conta a estudante que tenta uma vaga para enfermagem.


Letícia Eveny, de 19 anos, fez as provas do Enem digital nesse domingo (31) — Foto: Geraldo Jerônimo / Intertv Cabugi


Ela também relatou atraso no horário de início da prova e falta de informação. “No setor onde eu fiz a prova, 5 laboratórios estavam aplicando a prova e só em 1 conseguiu realizar na hora prevista (às 13:30). A prova começou às 15h05, e não nos disseram o motivo de fato”, disse Letícia.


As estudantes também relataram que havia álcool em gel nos locais de prova, os aparelhos de ar-condicionado estavam desligados e as normas de distanciamento contra a Covid-19 foram respeitadas.


Ao todo, 104 municípios em todas as regiões do país tiveram candidatos inscritos no Enem digital. Foram 93.079 estudantes inscritos, mas 63.376 dos candidatos não realizaram as provas, o equivalente a 68,1% dos inscritos.


Fonte: G1 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!