quinta-feira, janeiro 21, 2021

Secretaria Municipal de Saúde de Natal não reconhece nome de médico em escala e nega vacinação contra Covid-19

Um médico que não teve a identidade revelada teve a vacinação contra Covid-19 negada pela Secretaria Municipal de Saúde após ir para um dos quatro locais de imunização em Natal e apresentar sua escala de plantão que comprovaria que ele trabalha em um pronto-socorro. Uma representante da pasta afirmou ao G1 que a escala de plantão tinha sido adulterada. Porém, o hospital onde o homem trabalha confirmou a veracidade do documento.


Escala falsa foi apresentada por profissional de saúde que tentou se vacinar contra a Covid-19 em Natal. — Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi


(CORREÇÃO: O G1 errou ao informar que o médico tinha apresentado um documento adulterado, conforme informado pela diretora do Distrito Sanitário Oeste da Secretaria Municipal de Saúde, Magali Araújo. A informação foi corrigida após contato com a Liga Contra o Câncer, que confirmou a veracidade do documento. A informação foi corrigida às 12h15)


Segundo a diretora do Distrito Sanitário Oeste, da Secretaria Municipal de Saúde, Magali Rossana Fernandes de Araújo, o homem foi à Arena das Dunas com uma escala de plantão do pronto-socorro do hospital em que trabalha, porém a escala seria adulterada, com nomes verdadeiros e com o acréscimo do nome dele. O homem não foi vacinado e, segundo ela, seria denunciado.


Porém, segundo a Liga Contra o Câncer, o hospital onde o homem trabalha, o documento é verdadeiro. De acordo com a unidade, uma lista havia sido apresentada à SMS no dia 19 e não continha os nomes dos "médicos-coringa", que são chamados rotineiramente para suprir a falta de um colega ou aumentar o atendimento em dias de muita demanda. A nova lista havia sido enviada no dia 20, porém, a unidade acredita que os servidores do município consultaram a lista antiga e não viram o nome do profissional.


Após o posicionamento do hospital, o G1 voltou a procurar a diretora do distrito sanitário. Magali informou apenas que, por mais que fosse verdadeiro, o documento deveria estar assinado e não estava.


Promotor do Ministério Público do RN acompanha vacinação contra Covid-19 em Natal. — Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi


Equipes do Ministério Público visitaram os locais de vacinação, na manhã desta quinta-feira (21). Sem citar o caso específico do médico, o promotor Rafael Galvão afirmou que denúncias sobre tentativas de burlar o sistema serão investigadas e os envolvidos poderão responder administrativamente ou mesmo penalmente.


"Já detectamos algumas situações de ontem, com pessoas apresentando escalas falsas, pessoas da áreas de saúde, mas que não são desse grupo inicial, tentando ser vacinadas. O Ministério Público colocou a disposição seus canais denúncia. É possível responsabilizar profissionais que estão tentando fazer essa burla por ato de improbidade ou até criminalmente por abuso de autoridade, prevaricação, corrupção, dependendo da situação específica", disse.


Natal tem cerca de 35 mil trabalhadores em saúde, porém, como o município só recebeu cerca de 12 mil doses, iniciou a vacinação pelos profissionais de saúde que atuam na linha de frente contra a Covid-19 e idosos em instituições, como abrigos.


Servidores furaram fila

Embora não estivessem entre os servidores da Saúde na linha de frente do combate à pandemia da Covid-19, servidores da prefeitura de Natal "furaram a fila" e tomaram a vacina contra a Covid-19 nesta quarta-feira (20). O alerta foi feito pelo Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Natal (Sinsenat), que afirmou que vai fazer uma denúncia ao Ministério Público. A Secretaria Municipal de Saúde confirmou o "equívoco" e disse que fez uma nova orientação às equipes.


Após a repercussão dos casos, a Prefeitura de Natal também afirmou que os servidores vacinados eram integrantes das equipes envolvidas diretamente na campanha de imunização contra a Covid-19 - grupo que tem a imunização recomendada pelo Ministério da Saúde. "Apesar do respaldo legal e institucional, fica a partir de agora terminantemente suspensa a vacinação desse grupo de servidores, em função da quantidade reduzida de doses recebidas nesta etapa inicial".


Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!