quinta-feira, janeiro 21, 2021

Em 1º dia de imunização contra Covid-19, municípios não registram dados no sistema que monitora vacinação no RN

Natal vacinou 3.914 pessoas nesta quarta-feira (20) - primeiro dia de imunização contra a Covid-19 - segundo a Secretaria de Saúde do município. Apesar disso, os dados dos pacientes que receberam a primeira dose da Coronavac não foram colocados no sistema RN + Vacina, criado por pesquisadores da UFRN e adotado pelo governo do Rio Grande do Norte para monitoramento "em tempo real" da vacinação no estado.


Sistema usado para monitoramento da vacinação contra Covid-19 no RN registra apenas 322 pessoas vacinadas após primeiro dia de imunização. — Foto: Reprodução


A capital só tem 8 registros no sistema, mas não é exceção. A segunda maior cidade do estado, Mossoró, não registrou nenhum vacinado no RN + Vacina, que, segundo o governo, tem objetivo de dar mais controle e transparência sobre o uso das doses no estado. Parnamirim, o terceiro município com maior população, também não teve registros. Para a secretaria de Saúde da capital, faltou tempo hábil para treinamento nas cidades.


Na manhã desta quinta-feira (21) o sistema apontava apenas 322 vacinados em 20 municípios - alguns deles registraram apenas uma pessoa. Apenas o município de Lagoa Salgada, que recebeu 109 doses na primeira etapa, registrou 106 vacinados. Conforme o sistema, o segundo que mais vacinou foi São José de Mipibu - 45 imunizados, segundo o programa - sendo que a cidade recebeu 478 doses.


Sistema mostra número de vacinados por município do RN, mas dados não condizem com realidade. — Foto: Reprodução


Falta treinamento

Para o secretário de Saúde de Natal, George Antunes, o problema foi a falta de tempo hábil para treinamento dos envolvidos na vacinação. "Primeiro que nós não tivemos treinamento. O sistema é novo, foi disponibilizado na internet para que as pessoas fizessem treinamento sozinhas, e é um sistema que não tá 100% disponibilizado não. Para você vacinar 4 mil pessoas com um sistema que ninguém está operando é impossível. Mas foi tudo planilhado, todas as pessoas registradas, e será colocado no sistema", afirmou em entrevista ao Bom Dia RN, da Inter TV Cabugi.


O secretário falou que o município vai disponibilizar digitadores que realizarão o registro dos dados do município no sistema e disse que tem "todo interesse" em usar o RN + Vacina, mas considerou que houve falha na falta de treinamento.


"Nós temos todo interesse em usar esse sistema, mas houve uma falha generalizada, grave também. Envolve a Secretaria de Estado e Municipal. Porque existia um sistema do Ministério da Saúde que sempre foi usado. O estado optou por usar esse sistema próprio e não está devidamente pronto pra todo mundo. Se fosse do Ministério da Saúde, era em tempo real, porque já estamos acostumados. Nunca teve problema. Eu concordo em utilizar o sistema do estado, é mais transparente, mas precisava de tempo hábil para treinamento", pontuou.


Governo afirma que realiza treinamento

Em nota conjunta, o governo do estado e o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde – LAIS/UFRN informaram que a utilização da ferramenta está sendo pactuada com os municípios e, para tanto, profissionais estão sendo capacitados para o uso do sistema por meio de vídeo conferência de forma síncrona. "Ao todo, 300 pessoas já foram capacitadas, envolvendo as regionais de saúde e representantes dos municípios: atenção básica, vigilância e imunização".


A capacitação ainda deverá ser realizada durante as próximas três semanas, conforme uma programação anunciada aos prefeitos e secretários municipais em uma reunião realizada no dia 17 de janeiro.


"Especificamente quanto ao trabalho desenvolvido junto à Secretaria Municipal de Saúde de Natal, informamos que, de acordo com os registros do LAIS, foram treinadas 7 pessoas do município de Natal para operar o sistema RN Mais Vacina. Também foi disponibilizada uma equipe do próprio Laboratório para dar suporte ao cadastramento das informações, em tempo real", segundo informou a nota.


O governo ainda afirmou que o sistema está operando em toda a sua plenitude, garantindo o acesso aos módulos necessários para que as informações sejam cadastradas. "Diversos municípios do Rio Grande do Norte estão utilizando a plataforma, sem problema. De qualquer forma, capacitações com as equipes gestoras de todas as prefeituras do estado estão em andamento, garantindo o acesso e qualidade do trabalho".


Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!