terça-feira, outubro 27, 2020

Dia de Finados em Natal não terá missas e ambulantes nos cemitérios

Anualmente, entre 80 e 100 mil pessoas costumam visitar os oito cemitérios públicos de Natal no Dia de Finados, celebrado em 2 de novembro. Neste ano, as celebrações serão diferentes: as tradicionais celebrações religiosas nos cemitérios não vão acontecer, assim como a venda de artigos religiosos no entorno desses locais. As medidas foram definidas pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), responsável pela gestão dos cemitérios públicos da cidade, a fim de evitar aglomerações e a consequente disseminação do novo coronavírus.


Nos Cemitérios Públicos de Natal, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos reforçou a limpeza e pintura para receber visitantes


De acordo com o titular da Semsur, Irapoã Nóbrega, a Secretaria faz um apelo para que a população dê início às visitas e homenagens ao longo desta semana, para evitar aglomerações no próximo dia 2. “O que nós esperamos é que as visitas já comecem nesta segunda-feira (26) e vão transcorrendo ao longo da semana”, disse Irapoã.


Este ano, a Secretaria, que é responsável por cadastrar os ambulantes que costumam ficar na porta dos cemitérios vendendo flores e artigos religiosos, não abriu o processo de cadastro. “Nós desencorajamos fortemente pela dificuldade de estabelecer um protocolo de segurança para isso. Evidentemente, é possível que, mesmo sem o cadastramento, apareçam pessoas para vender na porta dos cemitérios, mas vamos estar com a fiscalização nos locais”, adiantou o secretário. 


Ao longo de toda semana, os cemitérios vão continuar abertos ao público, que poderá ter livre acesso aos túmulos. No Dia de Finados, no entanto, a entrada será controlada, também com o objetivo de evitar aglomerações. “Estamos fazendo uma atividade de precaução. Geralmente, entre 80 mil e 100 mil pessoas circulam nos cemitérios de Natal no Dia de Finados, e o que estamos fazendo é trabalhar para que não haja aglomerações”, completou Irapoã.

Desde o começo da pandemia, cemitérios e empresas que prestam serviços funerários tiveram de mudar suas práticas para evitar aglomerações em velórios e sepultamentos. Normalmente, os cemitérios da cidade estão funcionando no horário das 7h às 11h e das 11h às 17h. No Dia de Finados, os cemitérios vão ficar abertos das 7h às 17h, sem pausa no horário de almoço.


Orientação

A Arquidiocese de Natal publicou uma instrução para a celebração dos fiéis defuntos, a acontecer no próximo dia 2 de novembro. A instrução recomenda a celebração de missa quantas vezes forem necessárias, preferencialmente nas Igrejas matrizes e capelas, respeitando as normas sanitárias, tendo em vista o contexto da pandemia do novo coronavírus. Ainda de acordo com a instrução, as celebrações também devem ser transmitidas pelas redes sociais das paróquias, favorecendo a participação daqueles que não podem estar presencialmente na missa.


SERVIÇO

Cemitérios Públicos de Natal

07h às 17h – é o horário de funcionamento dos cemitérios públicos de Natal no Dia de Finados, sem pausa para o almoço.


Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!