terça-feira, outubro 27, 2020

Paris: região em torno do Arco do Triunfo é esvaziada após falso alerta de bomba

Toda a região ao redor do Arco do Triunfo, no oeste de Paris, foi bloqueada e esvaziada na tarde desta terça-feira (27) depois que a polícia emitiu um alerta de bomba. No início da noite, as autoridades informaram que se tratava de uma falsa ameaça.


Circulação voltou ao normal na noite desta terça-feira (27), após um falso alerta de bomba na região do Arco do Triunfo, no oeste de Paris — Foto: Reuters/Charles Platiau


Um vasto perímetro de segurança foi estabelecido ao redor do monumento, que fica na Praça de l'Etoile, e na avenida Champs-Elysées. As forças de ordem foram acionadas e realizaram buscas durante mais de duas horas no local, antes de finalizar as operações.


A circulação foi afetada em ao menos três distritos da capital francesa, 8°, 16° e 17°. No Twitter, a RATP, rede de transportes públicos da capital, indicou que o tráfego havia sido interrompido nas linhas 1, 2 e 6 do metrô, bem como no trem RER A. Os transportes voltaram a funcionar normalmente perto das 18 horas (14 horas em Brasília).


Nas redes sociais, internautas postaram fotos e vídeos da operação policial. "Praça de l'Etoile esvaziada em Paris, tráfego de metrôs interrompidos. A polícia bloqueou o acesso em várias avenidas parisienses, como aqui na Champs Elysées", publicou uma usuária do Twitter junto a uma foto do Arco do Triunfo.


Saco de munições abandonado


Logo depois, a Praça Champ-de-Mars, onde está situada a Torre Eiffel, foi rapidamente esvaziada após pedestres descobrirem um saco de munições abandonado. Segundo informações da BFM TV, especialistas em materiais explosivos foram acionados. Passageiros foram rapidamente retirados da linha 9 do metrô, que teve a circulação interrompida até as 18 horas (14 horas em Brasília).


O jornalista Raphael Maillochon publicou no Twitter uma foto do material encontrado. Segundo ele, o saco de munições foi descoberto em torno das 15h10 (11h10 em Brasília). A polícia confirmou que o material é "operacional e de diferentes calibres".


Ameaça terrorista

A França vive novamente um contexto de forte ameaça terrorista desde que o jornal satírico Charlie Hebdo voltou a publicar as polêmicas caricaturas do profeta Maomé em setembro, quando teve início o julgamento dos cúmplices dos atentados de janeiro de 2015 em Paris.


Em 16 de outubro, o professor de História e Geografia Samuel Paty foi cruelmente assassinado em Conflans-Sainte-Honorine, na grande região parisiense, depois de ter exibido as caricaturas durante uma aula sobre liberdade de expressão.


Após uma homenagem nacional ao professor, o presidente francês, Emmanuel Macron, prometeu que a França continuará honrando a liberdade de expressão e não deixará de publicar desenhos de Maomé. A declaração enfureceu lideranças de países árabes, que afirmam que vão boicotar produtos franceses.


Nesta terça-feira, a emissora Franceinfo divulgou uma nota da polícia nacional francesa que afirma que a ameaça terrorista é "forte e constante" no país. Segundo o Ministério do Interior, um grupo ligado à Al-Qaeda lançou uma convocação para a realização de atentados individuais ou em grupos, com armas brancas e atropelamentos.


Fonte: RFI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!