quarta-feira, outubro 23, 2019

UFRN é considerada universidade mais empreendedora do Norte e Nordeste

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) foi considerada a instituição de ensino superior mais empreendedora das regiões Norte e Nordeste do Brasil, segundo o Ranking de Universidades Empreendedoras 2019. O resultado foi divulgado nesta terça-feira (22) em sessão solene na Câmara dos Deputados, em Brasília.

Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi

No Brasil, a UFRN alcançou o 11º lugar, conseguindo ficar a frente de tradicionais universidades do país, como a Universidade Federal do Rio de Janeiro, que ficou uma posição abaixo.

Para a classificação, o estudo buscou compreender as práticas que incentivam a inovação nas universidades, utilizando a inovação, a extensão, a cultura empreendedora, o capital financeiro, a infraestrutura e a internacionalização como critérios. O ranking é feito pela Brasil Júnior, que é a Confederação das Empresas Juniores Brasileiras.

Ao todo, estavam classificadas 123 universidades de todos os estados. Elas foram definidas como empreendedoras por serem comunidades acadêmicas inseridas em um ecossistema favorável e que desenvolvem a sociedade por meio de práticas inovadoras.

A UFRN também teve 18 cartas patentes concedidas, o que a fez ficar a frente de universidades com o Índice Geral de Cursos (IGC) similares ao seu, como Universidade Federal do Ceará, Universidade Federal de Pernambuco e Universidade Federal da Bahia.


“Os resultados são fruto do esforço institucional de aproximação da Universidade com o setor produtivo e consequente aproveitamento das tecnologias e do conhecimento gerados aqui dentro da academia pelas empresas, o que acreditamos que impacta diretamente no desenvolvimento da nossa região”, disse Daniel Pontes, o diretor da Agência de Inovação da UFRN.

UFRN recebeu título de universidade mais empreendedora do Nordeste — Foto: Divulgação
UFRN recebeu título de universidade mais empreendedora do Nordeste — Foto: Divulgação

A agência, inclusive, foi fundada em junho deste ano, apesar de existir desde 2007 sob a nomenclatura de Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) e vinculada à Pró-Reitoria de Pesquisa. Como unidade suplementar, a agência tem mais atribuições, como a gestão da propriedade intelectual, transferência de tecnologia e dos ambientes promotores de inovação na UFRN, acompanhando e estimulando, por exemplo, as atividades das incubadoras da Universidade, bem como, as atividades dos parques e polos tecnológicos.

Números de inovação da UFRN
237 pedidos de patente
18 patentes concedidas
177 softwares registrados
58 marcas registradas
5 incubadoras
Gestora do primeiro e único parque tecnológico do Estado

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!