quinta-feira, junho 07, 2018

Coreia do Norte destruiu instalação de testes de mísseis, diz site

Líder norte-coreano Kim Jong-un (Foto: Valery Sharifulin/TASS News Agency Pool Photo via AP)
Líder norte-coreano Kim Jong-un (Foto: Valery Sharifulin/TASS News Agency Pool Photo via AP)

A Coreia do Norte destruiu uma instalação de testes de mísseis balísticos no desenvolvimento dos seus projéteis de alcance intermediário, segundo mostraram imagens publicadas e analisadas, nesta quinta-feira (7), pelo site especializado "38 North".

Uma foto instantânea captada por satélite no dia 19 de maio mostra que a "estrutura da plataforma de testes foi eliminada e a maior parte da infraestrutura do suporte foi derrubada", indicou o site, ligado a Universidade Johns Hopkins, dos Estados Unidos.

Eles compararam a imagem com outra do dia 18 de abril, três dias antes do líder norte-coreano, Kim Jong-un, anunciar a suspensão de seus testes nucleares e dos mísseis intercontinentais.

Centro de testes
]As instalações desmanteladas fazem parte do centro de testes que o regime norte-coreano possui na cidade de Kusong e são, que se saiba, as únicas usadas para fazer testes de lançamentos de mísseis balísticos terrestres a partir de um contêiner.

Os analistas do "38 North" acreditam que eles também poderiam ser usados para testar mísseis de maior alcance, como os balísticos intercontinentais (ICBM, sigla em inglês).

A demolição começou na segunda semana de maio e estava quase concluída no dia 19, segundo a análise.

Embora nenhuma construção que possa estar ligada a um novo posto de teste tenha sido detectada, os analistas advertiram que "não está claro se a destruição do posto é um sinal que a Coreia do Norte está suspendendo esta parte do seu programa de mísseis ou se planeja erguer outras instalações semelhantes no futuro".

No mês passado, a Coreia do Norte demoliu túneis e instalações do seu centro de teste atômicos de Punggye-ri e no último dia 24, veículos de imprensa internacionais presenciaram várias destas detonações.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!