segunda-feira, abril 09, 2018

Agência faz novo alerta de chuvas para três regiões de Pernambuco

Ruas ficaram alagadas no Recife (Foto: Robson Batista/TV Globo)

Após registrar um acúmulo de 230 milímetros de chuva no fim de semana, a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) divulgou, nesta segunda-feira (9), um novo alerta meteorológico para as próximas 24 horas. A previsão é de precipitações de moderadas a ocasionalmente fortes no Grande Recife, Zona da Mata e Agreste.

Este é o terceiro aviso publicado nos últimos dias. O primeiro alerta foi divulgado pela Apac na sexta-feira (6) e o segundo, no sábado (7). Em todos, havia previsão de chuvas de moderadas a fortes nessas regiões.

Nesta segunda, os moradores do Recife começaram a semana enfrentando os problemas causados pelas precipitações. Um vídeo enviado para o WhatsApp da TV Globo mostrou o alagamento de uma rua na Madalena, na Zona Oeste. Motoristas tiveram dificuldade para trafegar na via.

A situação da Rua Bartolomeu de Gusmão é um dos exemplos dos transtornos causados pelas fortes chuvas que caíram desde a sexta-feira (6). De acordo com um balanço divulgado pela Defesa Civil da capital, no fim da tarde de domingo, o volume acumulado em 48 horas era esperado para 21 dias.

No bairro de Porto da Madeira, na Zona Norte, a manhã desta segunda-feira foi marcada pelas cobranças. Moradores pediram que as autoridades resolvam o problema de drenagem da via.

No domingo (8), a rua ficou cheia de água. Uma família teve que ser resgatada de bote depois que um homem passou mal. A via fica nas proximidades do Rio Beberibe, que transbordou.

No início da manhã, era possível observar as marcas da água nas paredes e muros das casas. Havia um pouco de lama e algumas poças. No fim da via, lixo e mato se acumulam.

Além, dos alagamentos, a chuva no Recife provocou 14 pequenos deslizamentos de barreiras, sobretudo, na Zona Norte. Nesta segunda, moradores de Nova Descoberta se queixaram da falta de apoio da administração municipal para proteger as encostas.

Deslizamento de barreiras assustou moradores o bairro de Nova Descoberta, na Zona Norte do Recife (Foto: Everaldo Silva/TV Globo)
Deslizamento de barreiras assustou moradores o bairro de Nova Descoberta, na Zona Norte do Recife (Foto: Everaldo Silva/TV Globo)

O problema mais grave ocorreu na Rua Alto do Reservatório. Lá, a comunidade informa que um caminhão de lixo danificou o asfalto e o meio-fio, na segunda-feira (2). Assim, a água desceu a rua e atingiu a barreira. Essa encosta caiu e danificou parte de uma moradia.

Morador do bairro, o pastor Braydner Alves afirmou que, há meses, vem solicitando ajuda à prefeitura para fazer a reposição de proteção plástica nos morros. A babá Andressa Mendes disse que está com medo. “Do jeito que uma barreira caiu, as outras também podem desabar”, apontou.

Outro acidente em encosta aconteceu no Alto José Bonifácio, na Zona Norte. A encosta deslizou e atingiu um muro e uma casa. Um homem estava na residência, mas conseguiu escapar.

O marceneiro José Tavares disse que construiu o muro para tentar evitar acidentes como o que aconteceu domingo. “Não teve como segurar. Choveu muito e o solo ficou muito encharcado”, afirmou.

Alerta
A secretaria-Executiva de Defesa Civil do Recife informou que os moradores devem procurar a central de atendimento para providenciar colocação de proteção plástica nos morros. O telefone é 0800 08134 00.

A Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) informou que nesta segunda-feira fará uma vistoria na Rua Alto do Reservatório.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!