terça-feira, janeiro 23, 2018

Ministério da Saúde integra força-tarefa para combater surto de conjuntivite em Caldas Novas

Caldas Novas registra aumento de casos de conjuntivite  (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)O surto de conjuntivite em Caldas Novas, no sul goiano, fez com que uma equipe com integrantes do Ministério da Saúde (MS) e da Secretaria Estadual de Saúde (SES) viajasse para a cidade turística nesta segunda-feira (22). A força-tarefa visa investigar o motivo do aumento do número de casos e a interromper a transmissão. O município turístico registrou 500 casos em 10 dias.

“O objetivo é apoiar o município na investigação do surto visando interromper a cadeia de transmissão. As principais ações do município já foram executadas. Agora, vamos intensificar as ações apoiando o município”, explicou a coordenadora estadual do Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde, Ana Cristina Gonçalves de Oliveira.

A Secretaria de Saúde de Caldas Novas explicou que o número de casos aumentou 30% em relação ao ano passado. Só a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) tem registrado cerca de 50 casos da doença por dia. Além dela, os turistas podem procurar outros 17 postos de saúde e o Centro Médico de Especialidades.

A equipe que viajou à cidade é composta por quatro funcionários da Secretaria Estadual de Saúde e três do Ministério da Saúde. Eles devem se reunir com os servidores locais para definir as metas que serão adotadas.

UPA de Caldas Novas reforça atendimento para atender aos turistas (Foto: TV Anhanguera/Reprodução)
UPA de Caldas Novas reforça atendimento para atender aos turistas (Foto: TV Anhanguera/Reprodução)

Transmissão
A conjuntivite dura, em média, até 15 dias. A doença é caracterizada por dor, coceira, vermelhidão e secreção nos olhos. Os tipos mais comuns são o viral, o bacteriano e o alérgico.

Segundo Ana Cristina, o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) forneceu material para coleta de secreção ocular. A coordenadora explicou que a Secretaria Municipal de Saúde colheu e enviou, na última semana, cinco amostras.

“O objetivo é identificar qual o tipo de bactéria. Estamos aguardando o resultado, que deve demorar de cinco a sete dias. Provavelmente, mais exames serão feitos. Por enquanto, ainda não identificamos vírus como causador”, explicou.

A grande concentração de turistas facilita a transmissão. O coordenador da Vigilância Epidemiológica de Caldas Novas, José Custódio Pereira Neto, disse que os hotéis e espaços turísticos da cidade receberam algumas orientações. “Para que tenham nas suas recepções algum álcool gel ou algum tipo de assepsia mais intensificada para a gente diminuir o impacto dessa doença”, disse.

Porém, alguns turistas reclamam de não terem sido informados sobre o surto. "Fiquei sabendo a partir de agora, né? Infelizmente, a gente já está acometido dessa enfermidade", disse um turista.

Confira dicas para evitar o contágio:
Lave com frequência o rosto e as mãos uma vez que estas são veículos importantes para a transmissão de microrganismos patogênicos;
Evite coçar os olhos;
Aumente a frequência da troca de toalhas do banheiro ou use toalhas de papel para enxugar o rosto e as mãos;
Troque as fronhas dos travesseiros diariamente enquanto estiver com a doença;
Não compartilhe o uso de esponjas, rímel, delineadores, lápis de olho ou de qualquer outro produto de beleza.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!