sábado, janeiro 13, 2018

Com 5.134 homicídios, Ceará tem ano de violência recorde

Policiais encontraram vítimas de triplo homicídio em região erma de Crateús (Foto: Denis Lima/Arquivo pessoal)

Ceará teve número recorde de homicídios em 2017. Foram 450 mortes violentas no estado em dezembro e 5.134 durante todo o ano, conforme dados oficiais divulgados nesta sexta-feira (12) pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social.

A quantidade de homicídios cresceu 50,7% em relação a 2016, quando a Secretaria de Segurança havia confirmado 3.407 homicídios em todo o estado. O maior crescimento ocorreu em Fortaleza, com 96,4% mais mortes em 2017 que em 2016; foram 1.978 assassinatos no ano passado e 1.007 nos 12 meses anteriores.

De acordo com o secretário de Segurança André Costa, o aumento está relacionado a regiões com interferência de grupos criminosos. "O aumento dos homicídios tem sido resultado dessas disputas de facções criminosas". Para ele, o estado sozinho não pode dar conta do problema. "Precisamos que o Governo Federal cumpra seu papel de financiar a segurança pública do governo do estado. Até agora, o investimento é feito todo praticamente com recursos próprios", alegou.

Força-tarefa
O secretário, juntamente com a promotora da 1ª Vara de Justiça, Joseana França Pinto, anunciou parceria entre as secretarias da Segurança e Justiça, e o Ministério Público, para montar uma força-tarefa de enfrentamento aos grupos criminosos.

"A gente não pode lidar com as organizações criminosas sem conhecer. É preciso equipar a Inteligência do estado e unir esforços. Precisa estudar, é o que estamos fazendo, para enfrentar o fenômeno de forma responsável e correta", acrescentou França Pinto. A promotora informou também que a força-tarefa está em fase de elaboração, com reuniões entre os órgãos.

Além de Fortaleza, houve uma escalada dos homicídios em todos outros territórios de segurança do Ceará:

O Ceará registrou em 2017 uma violência recorde, com os maiores números de assassinato desde 2013, quando a Secretaria de Segurança mudou a metodologia de contagem de homicídios. Entre maio e novembro do ano passado, houve uma sequência de meses com os maiores índices de mortes violentas no estado.

Em outubro de 2017, o Ceará teve o mês mais violento já registrado, com 516 homicídios. A média é de 16,6 assassinatos por dia ou um homicídio a cada uma hora de 25 minutos.

Apreensão de drogas

O G1 havia antecipado que 2017 foi também o mês com recorde de apreensão de drogas no Ceará. Até novembro do ano passado, foram 7 toneladas de maconha, coacína e crack apreendidas em todo o estado, mais que o total dos anos anteriores.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!