terça-feira, dezembro 19, 2017

Funcionários do Jaburu lavam carros com mangueira em meio à crise hídrica no DF

Funcionários irrigam carro oficial no Palácio do Jaburu (Foto: TV Globo/Reprodução)

Em plena crise hídrica, a TV Globo flagrou funcionários do Palácio do Jaburu – residência oficial onde vive o presidente da República Michel Temer – lavando carros oficiais com mangueiras. As imagens foram feitas pelo repórter cinematográfico Diogo André na manhã desta segunda-feira (18).

Na grama, equipamentos também faziam a irrigação, apesar de nos últimos dias ter chovido praticamente todos os dias no Distrito Federal.

Em nota, a Presidência informou que não tem usado o sistema de irrigação durante o período de chuvas. "Entretanto, no dia de hoje a equipe que cuida da rede de irrigação estava fazendo manutenção nos dutos, deste modo foi necessário ligá-la para a realização de testes."

"Os carros oficiais que atendem as equipes de segurança do Presidente e família são lavados com controle rigoroso do consumo de água. A água que abastece o Palácio do Jaburu é fornecida pela Caesb [a Companhia de Saneamento do DF]", continuou a Presidência.

"A Administração do Palácio informa ainda que há sim orientações para reduzir os gastos, inclusive estudos formam solicitados para reestruturação no sistema de aspersores, com o objetivo de reduzir o consumo de água naquele Palácio."

Funcionários irrigam carro oficial no Palácio do Jaburu (Foto: TV Globo/Reprodução)
Funcionários irrigam carro oficial no Palácio do Jaburu (Foto: TV Globo/Reprodução)

Lavar o carro durante 30 minutos com a mangueira não muito aberta gasta 216 litros de água. Com meia volta de abertura, o desperdício chega a 560 litros. A orientação para consumir menos água é lavar o carro somente uma vez por mês, com balde. Neste caso, o consumo é de apenas 40 litros.


Proibido
Em outubro, o governador Rodrigo Rollemberg determinou a suspensão imediata da irrigação dos canteiros de prédios públicos da capital federal.

A decisão foi tomada após a TV Globo flagrar um funcionário irrigando as plantas do Palácio do Buriti, sede do governo do DF, com uma mangueira.

A determinação também inclui o Palácio do Buriti. No entanto, não vale para prédios que são de competência do governo federal, como o Jaburu.

Jardineiro irrigando plantas no Buriti (Foto: TV Globo/Reprodução)
Jardineiro irrigando plantas no Buriti (Foto: TV Globo/Reprodução)

Segundo a nota do governo, a ordem foi enviada à Novacap, responsável pela manutenção do espaço urbano do DF. Além dos jardins de prédios públicos, o órgão também cuida das áreas verdes de quadras residenciais e comerciais de toda a capital.

Desde janeiro deste ano, o DF passa por racionamento de água. Apesar da volta da chuva, a situação segue considerada crítica. Por isso, não há estimativa de quando a restrição deve acabar. Toda semana, o G1 atualiza o cronograma do racionamento, em que dá para conferir as áreas afetadas pelos cortes diariamente.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!