terça-feira, dezembro 19, 2017

Arábia Saudita diz ter interceptado míssil sobre a capital, Riad


Rebeldes iemenitas houthis afirmaram ter disparado um míssil em direção a Riad, capital da Arábia Saudita, nesta terça-feira (19), onde uma explosão foi ouvida. Ao mesmo tempo, canal de TV Al-Arabyia, controlado pelo regime saudita, reportou que as Forças Armadas do país interceptaram um artefato balístico.

Repórteres da Reuters afirmam que era possível ver, em Riad, um rastro de fumaça no céu, logo após um ruído de explosão.

De acordo com a TV estatal, não há relatos de mortos ou danos materiais. Um comunicado oficial dos houthis, por sua vez, afirmou que o míssil tinha como alvo o palácio real Yamama, onde lideranças sauditas estavam reunidos.

Os houthis, que desde 2015 controlam Sanaa, capital do Iêmen, têm sido alvo frequente de bombardeios aéreos de uma coalizão liderada pelos sauditas.

Em novembro, um míssil Burkan-2 disparado pelos rebeldes chegou perto de atingir o aeroporto de Riad. O movimento xiita, que tem apoio do regime iraniano, afirma que o lançamento desta terça-feira foi de um artefato do mesmo modelo.

A Arábia Saudita, por sua vez, culpa o Irã por ter fabricado os mísseis usados pelos houthis.

Desde a entrada da coalizão no conflito, em apoio ao atual presidente, Abdrabbuh Mansur Hadi, mais de 8.000 pessoas foram mortas em combates, incluindo milhares de civis, segundo a ONU. Os bombardeios aéreos apoiados por Riad são alvo de críticas de diversas organizações internacionais.

O conflito, somado a um bloqueio imposto pelos sauditas, tem causado uma das maiores emergências humanitárias do mundo, incluindo um surto de cólera que pode ter matado 2.000 pessoas adesde abril.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!