sexta-feira, agosto 18, 2017

Polícia cumpre mandados de prisão contra oficiais da PM no RJ

Sete oficiais da Polícia Militar do Rio foram presos nesta sexta-feira (18) por suspeita de fraudar contratos do Fundo de Saúde da Polícia Militar (Fuspom). Segundo o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, os presos estão entre os 11 denunciados na quinta fase da operação Carcinoma.
O grupo de policiais é acusado de fraudar contratos do Fuspom com a empresa Gama Med para compra de medicamentos e insumos e com a empresa Comercial Feruma para a compra de roupas hospitalares para o Hospital Central da PMERJ na capital e para o Hospital da corporação em Niterói, na Região Metropolitana do Rio. Ao todo, as novas fraudes chegam a cerca de R$ 4,5 milhões.
Entre os denunciados que tiveram novo pedido de prisão preventiva decretada estão o coronel Ricardo Coutinho Pacheco, ex-chefe do Estado-Maior Geral Administrativo da PMERJ; e o coronel Kleber dos Santos Martins, ex-diretor geral de Administração e Finanças; já presos desde dezembro de 2015, na primeira fase da operação. Com a nova denúncia, estes oficiais responderão a nova ação penal podendo ser condenados a penas que se somariam às imputações realizadas nas fases anteriores.
Também tiveram a prisão preventiva decretada a capitã Luciana Rosas Franklin, ex-chefe da Central Médica de Material Hospitalar do HCPM e do HPM - Niterói; o subtenente e ex-auxiliar administrativo da P4 do HPM-Niterói, Marcelo Olimpio de Almeida; o tenente coronel Marcelo de Almeida Carneiro; o capitão Edson da Silva; e o tenente João Jorge de Souza.
Eles foram denunciados pelos crimes de corrupção passiva e peculato. A denúncia foi recebida pela juíza da Auditoria Militar Ana Paula Monte Figueredo Pena Barros, responsável pela expedição dos mandados. As diligências estão sendo cumpridas pela Corregedoria da PM na capital, Niterói e São João de Meriti.
Também foram denunciados por fazer parte do esquema envolvendo a Comercial Feruma o coronel Décio Almeida da Silva; ex-gestor da Diretoria Geral de Saúde da PMERJ; o major Helson Sebastião Barboza dos Prazeres; o major Sergio Ferreira de Oliveira e o major Delvo Nicodemos Noronha Junior.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!