quinta-feira, agosto 17, 2017

Justiça nega liberdade e Jobson, ex-jogador do Botafogo, continuará preso no TO


Jobson é ex-jogador do Botafogo e não atua no futebol desde 2015 (Foto: Reprodução/GloboNews)O Tribunal de Justiça do Tocantins negou na tarde desta quarta-feira (16) o pedido de liberdade - habeas corpus - feito pelos advogados do ex-jogador do Botafogo Jobson Leandro Pereira de Oliveira. Ele está preso há 73 dias na cadeia pública de Colméia, a 206 km de Palmas.
O pedido de liberdade foi feito no dia 8 de agosto pelos advogados do jogador e o julgamento ocorreu na 1ª câmara criminal do TJ, em Palmas. O G1 ligou para a defesa do ex-jogador, mas as ligações não foram atendidas.
Jobson é acusado de estuprar quatro adolescentes e estava em liberdade provisória desde 2016, quando pagou R$ 22 mil de fiança, até descumprir medidas estabelecidas pela Justiça. A prisão ocorreu no dia 5 de junho depois que ele se envolveu em um acidente.
O processo que apura os casos de estupro começou na Justiça do Pará em 2016, mas foi enviado para o Tocantins porque o local onde os crimes suspostamente ocorreram fica em Couto de Magalhães, município tocantinense.
A decisão judicial que concedeu a liberdade provisória estabelecia que o ex-jogador teria que cumprir algumas medidas cautelares, como o pagamento de uma fiança de 25 salários mínimos, não beber e usar quaisquer drogas, nem frequentar bares ou boates; não se ausentar da comarca onde mora sem autorização do juiz e comunicação do local onde possa ser encontrado; estar em casa entre as 19h e às 6h e nos domingos e feriados integralmente.
A prisão aconteceu porque Jobson descumpriu duas dessas medidas: não sair da comarca onde mora sem autorização judicial e permanecer em casa entre as 19h e às 6h. Há a suspeita também que ele tenha descumprido a medida que proibia uso de bebidas ou quaisquer drogas.

Acidente aconteceu na TO-080 (Foto: PM/Divulgação)
Acidente aconteceu na TO-080 (Foto: PM/Divulgação)

Acidente
Jobson se envolveu em um acidente na TO-080, entre Marianópolis e Divinópolis, na região oeste do Tocantins. Uma pessoa morreu e outras quatro feridas, incluindo o atleta. O capotamento aconteceu fora da comarca de Colméia.
Depois da batida, ele foi levado para um hospital, onde recebeu os primeiros socorros no setor de acolhimento. Segundo a Secretaria Estadual da Saúde, ele evadiu do local sem ser avaliado por um médico.
Crime
O ex-jogador foi preso em junho do ano passado por cumprimento de mandado de prisão preventiva decretado pela Justiça de Conceição do Araguaia. O caso começou a ser investigado quando uma das adolescentes, que diz ter sido abusada pelo jogador, procurou a polícia depois que uma foto dela foi parar em um grupo de troca de mensagens na internet. Jobson nega todas as acusações.
Ainda segundo a vítima, o jogador teria aliciado a menor em Conceição do Araguaia junto com outras três adolescentes e teria levado as jovens para a chácara de sua propriedade, localizada na cidade de Couto de Magalhães, oeste do Tocantins. Lá, as vítimas teriam sido embriagadas e entorpecidas para, em seguida, serem abusadas sexualmente.
Jobson é acusado dos crimes estupro de vulnerável, ameaça, disponibilização de fotografia pornográfica de adolescente na internet e oferecimento de bebida alcoólica a adolescente.
Polêmicas
Jobson está suspenso pela Fifa de realizar qualquer atividade relacionada ao futebol até 31 de março de 2018. Ele foi acusado pelo clube Al Ittihad, da Arábia Saudita, de se recusar a fazer exame antidoping. Posteriormente, a Fifa deu validade mundial à pena que, de início, foi imposta pela Federação Saudita de Futebol.
A suspensão aconteceu em abril de 2015. Em março, o atleta teve o seu recurso rejeitado pela Corte Arbitral do Esporte (CAS, na sigla em inglês). Também em março, o atacante foi proibido de atuar em competições amadoras da sua cidade natal.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!