terça-feira, junho 06, 2017

Trump diz que rompimento de relações com Catar pode ser ‘começo do fim do terrorismo’


O presidente americano, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (6) que o rompimento relações diplomáticas e comerciais da Arábia Saudita com o Catar pode ser ‘começo do fim do terrorismo’. Outras seis nações também cortaram seus vínculos com Doha: Bahrein, Emirados Árabes Unidos, Iêmen, Egito, Líbia e Ilhas Maldivas.
“Talvez esse seja o começo do fim do terror do terrorismo!”, declarou o presidente americano no Twitter.

O Catar é acusado por seus críticos de manter vínculos com as redes jihadistas da Al-Qaeda e do grupo Estado Islâmico, assim como com a Irmandade Muçulmana, grupo considerado "terrorista" por alguns países árabes.
Trump, que visitou recentemente o Oriente Médio, relacionou suas recentes declarações contra o islamismo radical com a decisão de países da região de isolar o Catar.
O secretário de Estado americano, Rex Tillerson, pediu aos países do Golfo que permaneçam "unidos", mas o tuíte presidencial parece apoiar a decisão de isolar o Catar.

O Catar abriga a maior base aérea americana na região, sede do comando dos Estados Unidos para o Oriente Médio, onde estão presentes 10.000 soldados. A base é crucial para a luta contra o grupo Estado Islâmico (EI) na Síria e no Iraque.
Na tentativa de contornar a crise no Golfo, o Kuwait tentará mediar o diálogo entre a Arábia Saudita e o Catar. A suspensão de voos prejudica passageiros que precisam se deslocar na região.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!