quarta-feira, maio 03, 2017

Bota perde em casa, desperdiça chance de vaga antecipada e vê Barcelona avançar


A torcida do Botafogo encheu o Estádio Nilton Santos confiante em uma classificação antecipada para a próxima fase da Libertadores. E com a derrota do Estudiantes para o Atlético Nacional no outro jogo do grupo, uma vitória simples bastava ao Alvinegro. Mas quem saiu garantido nas oitavas de final na noite desta terça-feira foi o Barcelona de Guayaquil. Surpreendido pela velocidade e pelo toque de bola da equipe equatoriana no 1º tempo, o time carioca não repetiu as boas atuações na competição, errou muito e acabou derrotado por 2 a 0, gols de José Ayoví e Jonatan Álvez.

PANORAMA
Com o resultado, o Botafogo ficou estacionado nos 7 pontos. Com isso, além de perder a chance de se classificar com duas rodadas de antecedência, perdeu também a liderança do Grupo 1 para o próprio Barcelona de Guayaquil, que chegou aos 10. O Alvinegro terá mais uma chance de garantir a vaga antecipada no dia 18 de maio, contra o Atlético Nacional, novamente no Nilton Santos.

1º TEMPO
A novidade do Botafogo para a partida foi a escalação com três atacantes, Rodrigo Pimpão, Sassá e Guilherme. Mas quem mostrou poderio ofensivo foi o Barcelona. Com um toque de bola envolvente e marcando a saída de bola alvinegra, o time equatoriano foi superior e construiu a vitória logo na primeira etapa. Abriu o placar aos 7 minutos em bela enfiada de Alemán para Ayoví, que entrou na cara do gol, ganhou no corpo de Carli e tocou na saída de Gatito. O Bota chegou com perigo pela primeira vez aos 16, em chute de fora de Camilo. Dois minutos depois, o Barcelona quase chegou ao segundo, após triangulação na entrada da área. Na sequência, em contra-ataque, Guilherme teve chance clara ao sair cara a cara com o goleiro, mas acabou surpreendido por um zagueiro.


A situação complicou já aos 23. Depois de um bate-rebate, Jonantan Álvez ganhou de Emerson Silva na corrida e contou com uma saída atabalhoada de Gatito, que acertou o companheiro de time, para ficar livre para fazer 2 a 0. Aos 35, João Paulo chutou da entrada da área e obrigou Banguera a fazer boa defesa. Dois minutos depois, após nova bobeada, dessa vez de Airton, Tito Valencia chutou cruzado, a bola passou por Gatito, mas Emerson Silva salvou. Para piorar, Camilo e Emerson Silva sentiram nos minutos finais. A essa altura, a torcida alvinegra preferia que o juiz apitasse o fim da primeira etapa.

2º TEMPO
O Alvinegro voltou do intervalo com Roger e Marcelo, no lugar dos lesionados Camilo e Emerson Silva. O Barcelona assustou com menos de 2 minutos, em cobrança de falta de Calderón, que bateu no travessão. Aos 5 minutos, os equatorianos chegaram a balançar as redes, mas o gol foi corretamente anulado por impedimento.

Sem armadores, o Bota tinha dificuldades para chegar ao ataques, enquanto o time rival buscava cozinhar o jogo e fazer o tempo passar. A equipe carioca conseguiu criar uma boa oportunidade aos 21. Roger chutou de fora, o goleiro espalmou e na dividida Sassá chutou para fora. No minuto seguinte, Marcelo fez bom cruzamento e Roger arriscou um peixinho, mas cabeceou para fora. O Alvinegro insistia. Aos 37, em cobrança de escanteio, Sassá tentou duas vezes, mas parou na defesa adversária. A jogada poderia mudar o andamento da partida. Após a chance perdida, o Botafogo ainda tentou um último suspiro, mas não conseguiu a reação.


JOÃO PAULO E AIRTON SOBRECARREGADOS
Em uma noite em que o Botafogo não teve uma boa atuação coletiva e ainda abusou de falhas individuais, os volantes João Paulo e Airton foram alguns dos poucos que se salvaram. Com a ausência de armadores após a saída de Camilo, os dois se desdobraram na proteção à defesa e na tentativa de iniciar as jogadas. O atacante Roger, que entrou no segundo tempo, se revezou em idas ao ataque e voltas para buscar o jogo. Victor Luís foi outro que se esforçou e não comprometeu. 

TOQUE DE BOLA ENVOLVENTE DO BARCELONA EQUATORIANO
A velocidade e o toque de bola rápido do Barcelona surpreenderam o Botafogo. Entrando em diagonal pela esquerda, José Ayoví era o mais acionado no primeiro tempo. Quem também se destacou, mas na armação das jogadas, foi o cabeludo Alemán. Juntos com Jonatan Álvez e Tito Valencia, eles infernizaram a defesa Alvinegra no primeiro tempo.

FESTA NO INÍCIO, FORÇA NO FINAL
Os alvinegros fizeram uma bela festa para a entrada do time em campo. Diferentemente do tradicional mosaico, cada torcedor na arquibancada ergueu um emblema do clube, enquanto um escudo gigante surgiu, erguido por cabos, no meio da torcida. Apesar da derrota e da má atuação do time na partida, os torcedores não se abateram e cantaram para dar dar força aos jogadores no fim do jogo.

Fonte: Globo Esporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!