terça-feira, maio 23, 2017

Áudio gravado por delator e transmissão original da CBN têm 6 minutos de diferença


Há uma diferença de seis minutos e 21 segundos entre o áudio gravado pelo empresário Joesley Batista com o presidente Michel Temer na noite de 7 de março e a programação da rádio CBN daquele mesmo dia.
A comparação, feita pela emissora de rádio, se dá porque no início e no final da gravação é possível ouvir a programação da CBN. O registro feito por Joesley é uma das bases da delação premiada firmada entre o empresário e o Ministério Público Federal. Revelada na quarta-feira pelo jornal "O Globo", deflagrou uma crise no governo Temer.
Foram 44 minutos e 59 segundos de transmissão da CBN do início ao final da gravação. O áudio de Joesley tem 38 minutos e 38 segundos. A análise foi feita a partir de um programa profissional de edicão (Vegas Pro).
A constatação, porém, não é suficiente para concluir que o áudio do delator tenha sido editado. É possível haver diferenças relacionadas ao formato de gravação e ao equipamento utilizado, o que só a perícia da Polícia Federal poderá esclarecer.
Interrupções
Profissionais de investigação e de inteligência ouvidos pela CBN apontam que gravações feitas por meio de aparelhos com sensores de áudio ambiente podem provocar a impressão de que foram editadas. Em equipamentos assim, os aparelhos entram em "espera" e são retomados em seguida casio haja ruído no local. Apenas uma perícia da Polícia Federal poderá esclarecer a questão.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!