terça-feira, maio 23, 2017

Tudo pronto para a 3ª Semana da Adoção no RN


A Coordenadoria da Infância e Juventude (CEIJ) do Tribunal de Justiça do RN realiza a partir desta quinta-feira (25) a terceira edição da Semana Estadual da Adoção. Com o tema “Adoção: conceitos e preconceitos”, o evento busca mobilizar famílias, instituições, simpatizantes da causa e pessoas interessadas em adotar criança ou adolescente. Atualmente, 33 crianças ou adolescentes estão aptas para adoção no Rio Grande do Norte. Outras 24 já estão vinculadas a processos de adoção.

De acordo com o juiz José Dantas de Paiva, coordenador da CEIJ, a meta é conscientizar as pessoas para se prepararem para fazer uma adoção legal e consciente. Em relação ao tema deste ano, o magistrado aponta que o número de pessoas que desejam adotar supera o de crianças ou adolescentes aptos a adoção, mas que esse passivo não é zerado.

O juiz da Infância e da Adolescência acredita que é preciso vencer a barreira do perfil exigido por algumas pessoas, que desejam adotar apenas crianças com determinadas características, o que prejudica aquelas com mais de sete anos de idade, grupos de irmãos, adolescentes e portadoras de algum tipo de deficiência.

É cada vez maior o nível de entendimento da sociedade para a questão da adoção e do esforço de autoridades, entidades e cidadãos para que as crianças e adolescentes brasileiros tenham direito a um lar.

Programação

A abertura oficial da Semana acontece às 9h, na Câmara Municipal de Parnamirim, com a realização de uma audiência pública sobre adoção, proposta pela vereadora Vandilma Maria de Oliveira.

No mesmo horário, no Hospital Santa Catarina, Zona Norte de Natal, acontecerá a primeira reunião interinstitucional do projeto “Entregar é Legal”, que visa conscientizar a necessidade da adoção pelas vias legais no âmbitos das maternidades. A reunião tem como tema “Como Fazer uma Adoção Legal?”.

Também na quinta-feira, às 14h, a Assembleia Legislativa do RN promove audiência pública sobre o tema, com propositura da deputada Cristiane Dantas.

Às 18h, o casal Luiz Schettini Filho e Suzana Sofia Moeller Schettini falam sobre os conceitos e preconceitos envolvendo a adoção. A palestra ocorre no auditório do CTGÁS, na Av. Capitão-Mor Gouveia, em Lagoa Nova. O psicólogo Luiz Schettini Filho é uma das referências nacionais quando o assunto é adoção, família e educação. Autor de vários títulos sobre a adoção, atua na área há mais de 45 anos e é pai de cinco filhos adotados.

Na sexta-feira (26), a Câmara Municipal de Mossoró realiza audiência pública às 14h, com propositura da vereadora Maria Isabel Araújo Montenegro.

No domingo (28), será realizada a Caminhada pela Adoção, no Parque das Dunas, em Natal, às 8h.

Saiba mais

A Semana Estadual de Adoção está na programação anual da Coordenadoria Estadual da Infância e Juventude e é realizada este ano com o apoio da Corregedoria Geral de Justiça, ONG Acalanto, Esmarn, Amarn, Assembleia Legislativa e Câmaras Municipais de Parnamirim e Mossoró.

Fonte: Portal no Ar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!