terça-feira, novembro 08, 2016

Programa de incentivo às exportações deve qualificar 190 empresas no RN

 http://cidadenewsitau.blogspot.com.br/As empresas potiguares que nunca exportaram terão acesso a um programa por intermédio do qual poderão se preparar para o mercado internacional. Nesta
sexta-feira, 04, foi lançado, no auditório Albano Franco, da Casa da Indústria, o Programa de Qualificação para Exportação (Peiex), que prepara os empresários para o planejamento das vendas externas e capacita para o ingresso nos países onde pretendem manter relações comerciais. No Rio Grande do Norte, a meta é atender 190 empresas em dois anos.

“Trata-se de uma iniciativa do Governo Federal e isso mostra que há interesse de fazer a educação para exportar, ou seja, de levar as informações suficientes para que as empresas possam tomar a decisão de levar seus produtos ou serviços ao mercado externo. Então, a FIERN apoia este programa e vai colaborar principalmente para que os empresários tenham condições de tomar a decisão mais adequada”, afirmou um dos vice-presidentes da FIERN, Thiago Gadelha.

Ele acrescentou que esse apoio é necessário, porque há diversos desafios na exportação e as empresas precisam estar preparadas e devidamente informadas. “Um empresário já afirmou temer o mercado externo, por isso, nada melhor do que esclarecer bem sobre essas questões. O Nordeste tem potencial para exportar, está mais próximo [do que as demais regiões] do mercado norte-americano, europeu, do Oriente Médio. Ou seja, a vocação da indústria do Nordeste é exportadora e, neste caminho, poderá ter taxas de crescimento bem maiores do que a média nacional”, disse.

Coordenadora de Competitividade da Agência Brasileira de Promoção das Exportações e Investimentos (Apex), Adriana Rodrigues informou que o programa já atende em torno de 40 empresas no RN. Agora terá uma presença ampliada no Estado. Com essa atuação, disse, deverá chegar a 190 empresas.

O trabalho de preparação para o mercado internacional será feito por extensionistas do Peiex, executado pela Universidade de Potiguar (UNP), sob a coordenação da Apex, em convênio com Ministério do Desenvolvimento.

No Rio Grande do Norte, o foco principal será os setores de alimentos e bebidas, tecnologia da informação, fruticultura, moda e praia e confecções. Após uma avaliação inicial, as empresas recebem equipes técnicas que ajudam, em um primeiro momento, a fazer avaliação e diagnóstico dos processos e dos produtos da gestão. A partir daí, são implantadas as melhorias e a adequação dos produtos para a exportação.

Além disso, é oferecida uma consultoria de inteligência comercial para identificar quais mercados oferecem as melhores oportunidades. As empresas que participam do Peiex se qualificam para ações de promoção comercial, como feiras, missões comerciais, rodadas de negócios com compradores internacionais.

Em 2015, o estado foi 21º exportador entre os estados brasileiros e o sétimo da Região Nordeste, respondendo por 1,6% do total de vendas externas da região. Durante o ano passado, as exportações totalizaram U$ 318 milhões e as importações US$ 248 milhões, gerando um superávit superior a US$ 70 milhões. Nesse período, 57,5% da pauta exportadora do Rio Grande do Norte foi composta por produtos básicos, 40,6% por bens industrializados (manufaturados e semimanufaturados).

Os principais itens exportados durante o ano foram óleos combustíveis, melões, tecidos de algodão, castanha de caju e peixes congelados. Os destinos mais frequentes das exportações do Estado foram Antilhas Holandesas, Estados Unidos, Países Baixos, Espanha e Reino Unido. Com o Peiex, a perspectiva é ampliar as possibilidades das empresas potiguares neste mercado internacional.

Fonte: Portal Noar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!