quarta-feira, outubro 12, 2016

RN registra quase 780 ocorrências de captura de insetos em oito meses de 2016

 http://cidadenewsitau.blogspot.com.br/De acordo com a Coordenadoria de Informações Estatísticas (COINE) da Secretaria de Estado da segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), entre os meses de
janeiro e agosto foram registradas 777 ocorrências de capturas de insetos, somente da região Metropolitana de Natal, sendo esse o tipo de ocorrência que lidera o ranking de serviços realizados pelos bombeiros no estado.

Diante dessa incidência de insetos, o Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio do Corpo de Bombeiros Militar (CBMRN) e da Empresa de Pesquisa Agropecuária (EMPARN) em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), lança a partir das 14h, desta terça-feira (11), no estande do Sebrae, durante 54ª Festa do Boi, o Projeto Colméia Potiguar, que fará o tratamento e melhoramento genético dos enxames de abelhas capturados em áreas urbanas.

O Colméia Potiguar  funcionará em uma fazenda da Emparn, no bairro Jiqui, onde todas abelhas capturadas serão tratadas e alimentadas por pesquisadores. Inicialmente, o projeto atenderá um total de 50 enxames, sendo 20 para pesquisas e 30 serão destinados aos apicultores do estado. Também há previsão para que no futuro, o mel produzido por estas abelhas seja doado para associações que atuam na defesa e estudos destes animais.

Participam como expositores do projeto o comandante da Seção Independente de Defesa Ambiental do Corpo de Bombeiros (SIDAM), o capitão Jonas Alves, e a professora da Escola Agrícola de Jundiaí, Gunthinea Lira, que tem doutorado na área apícola.

Fonte: Defato

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!