quarta-feira, outubro 12, 2016

Não é só a Copa! Fifa pode inchar Mundial de Clubes e mudar até Olimpíada

http://cidadenewsitau.blogspot.com.br/A Fifa se reunirá a partir desta quinta-feira para discutir mudanças nos grandes torneios organizados pela entidade, o que pode gerar um
inchaço no Mundial de Clubes - com a participação de 16 times - e alterações na disputa da modalidade nos Jogos Olímpicos, informa nesta quarta-feira o jornal "O Estado de S. Paulo".

A reportagem elenca os tópicos que estão previstos na agenda do encontro, que ainda incluem a possibilidade de a Copa do Mundo ser disputada por 48 países e o fim da disputa da Copa das Confederações.

REUTERS/Maxim Shemetov
REUTERS/Maxim Shemetov

Copa com 48 seleções e mais vagas para a América do Sul
O presidente da Fifa, Gianni Infantino, já disse em entrevistas que defende a ampliação do número participantes da Copa do Mundo para 48 países. Segundo a reportagem do "O Estado de S. Paulo", a mudança poderia significar uma vaga a mais para a América do Sul no principal torneio de futebol do mundo. Seriam cinco vagas a e possibilidade de mais uma na repescagem, o que poderia significar uma classificação de 60% dos países do continente para a Copa. Como já adiantado por Infantino, a proposta a ser discutida prevê a disputa de um mata-mata entre 32 seleções, com os vencedores se juntando aos outros 16 classificados de forma direta para a disputa da fase de grupos.

AP Photo/Jeff Chiu
AP Photo/Jeff Chiu

Copa em múltiplos países
O inchaço da Copa do Mundo pode ser acompanhado pela ampliação do número de países-sede. O próprio Infantino já havia considerado a possibilidade em uma entrevista à AFP. Segundo o jornal "O Estado de S. Paulo", representantes da Concacaf já estariam dispostos a aceitar o modelo, pensando em uma edição a ser organizada por Estados Unidos, Canadá e México. Vale lembrar que em 2002 Coreia do Sul e Japão organizaram em conjunto o Mundial.

Reuters / Toru Hanai Livepic
Reuters / Toru Hanai Livepic

Mundial de clubes inchado
Atualmente disputado por sete equipes, o Mundial de Clubes pode sofrer um inchaço a exemplo do que será discutido em relação à Copa do Mundo. A reportagem diz que os dirigentes irão discutir a possibilidade de uma mudança para 16 clubes, com a China despontando como sucessora do Japão como país-sede daqui dois anos. Ainda segundo "O Estado de S. Paulo", a ampliação da Copa Libertadores anunciada há duas semanas está em sintonia com o pretendido por Infantino, com o presidente da Fifa participando ativamente da costura do formato com 44 clubes.

REUTERS/Kai Pfaffenbach
REUTERS/Kai Pfaffenbach

Fim da Copa das Confederações
As discussões previstas na reunião da entidade ainda podem levar ao fim da Copa das Confederações após a sua disputa na Rússia, em 2017. O torneio não é rentável para a Fifa e, segundo a reportagem, já existe uma sinalização de que ele não ocorrerá no Catar, em 2021.

Flavio Florido/UOL
Flavio Florido/UOL

Olimpíada sem profissionais
O torneio olímpico masculino de futebol também pode sofrer mudanças, com o fim da participação de jogadores acima de 23 anos ou até mesmo de profissionais. No atual formato, são permitidas as presenças de três atletas acima desta idade.

Fonte: Uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!