quarta-feira, setembro 14, 2016

Ex-presidente de Israel Shimon Peres é hospitalizado; estado é grave

http://cidadenewsitau.blogspot.com.br/O ex-presidente de Israel Shimon Peres, de 93 anos, foi hospitalizado nesta terça-feira (13) perto de Tel-Aviv depois de sofrer um AVC (acidente vascular cerebral),
informou sua assessoria em um comunicado. Seu estado é "grave, mas estável", de acordo com o último comunicado de sua assessoria.

"Os médicos chegaram a conclusão de que nada indicava uma justificativa para uma operação até o momento. Peres se encontra em estado grave, mas estável, em cuidados intensivos", diz a nota.  

Mais cedo o médico Itzik Kreiss, diretor do Sheba Hospital, em que foi internado, disse a jornalistas do lado de fora do hospital  que o ex-presidente sofreu um AVC e teve "muito sangramento". De acordo com Kreiss, Peres passou por uma série de exames.

De acordo com o jornal israelense "Haaretz", Peres foi colocado em coma induzido e recebe  assistência respiratória na unidade de tratamento intensivo do hospital para passar por testes.

Seu filho Chemi disse que a situação não era simples, mas que a família estava rezando por seu pai e está otimista.

No primeiro comunicado emitido, antes de o ex-presidente ser sedado, sua assessoria tinha dito que sua condição era estável, que ele estava consciente e recebendo tratamento.

"Shimon, nós te amamos e toda a nação deseja sua recuperação", disse o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu em seu Twitter.
Em 14 de janeiro, Peres foi hospitalizado por problemas cardíacos e teve que passar por uma cirurgia para dilatar uma artéria por meio de um cateter. Recebeu alta cinco dias mais tarde. Menos de 10 dias depois da internação, voltou ao hospital por uma crise cardíaca.

Nobel da Paz
Peres ganhou o Prêmio Nobel da Paz junto com o falecido premiê de Israel Yitzhak Rabin e o falecido líder palestino Yasser Arafat por um acordo de paz interino em 1993, que eles e seus sucessores falharam em transformar em um acordo duradouro.

Último político em vida da geração dos pais fundadores de Israel, Peres, ministro e chefe de governo em várias ocasiões, foi presidente do Estado de Israel - uma função que é em maior parte cerimonial - entre 2007 e 2014.

Peres continua ativo principalmente através de seu Centro Peres pela Paz, que promove a coexistência entre judeus e árabes.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!