quarta-feira, agosto 03, 2016

Escola e base policial são queimadas; número de ataques no RN passa de 90

http://cidadenewsitau.blogspot.com.br/Uma base policial de Rio do Fogo, e uma escola na zona rural de Touros, ambas cidades do litoral Norte potiguar, foram alvos de
incêndios criminosos. Não há feridos. Entre a noite da terça (2) e a madrugada desta quarta-feira (3), outros atentados a fogo foram registrados durante a manhã em Natal e Parnamirim, além de outros municípios do interior do estado.
A instalação de bloqueadores de celular na Penitenciária Estadual de Parnamirim, na Grande Natal, é apontada pelo governo como motivo dos ataques que vêm ocorrendo no estado.
Ataques
Desde a sexta-feira da semana passada, dia 29 de julho, já foram registrados 92 ataques em 33 cidades do estado. Segundo a Secretaria Segurança Pública e Defesa Social do RN (Sesed), 85 pessoas já foram presas suspeitas de envolvimento nas ações criminosas.
Entre os ataques, estão confirmados 54 incêndios, 24 atentados a fogo, 7 disparos contra prédios públicos e proximidades, 4 ataques envolvendo artefatos explosivos e 3 depredações. Os veículos incendiados, somando apenas ônibus e micro-ônibus, são 29.
Escola
A escola em Touros foi atacada na noite da terça, por volta das 21h. É de ensino infantil e fundamental e fica no distrito de Vila Israel, na zona rural do município.
Base policial 
Segundo o sargento Clóvis Costa, comandante do destacamento da PM de Rio do Fogo, o incêndio na base policial começou por volta das 4h30 desta quarta. A comunidade conseguiu apagar as chamas. "Até o momento, ninguém foi preso", disse.
Lancha
Também no litoral Norte, uma lancha foi incendiada por criminosos na sede do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) na praia de Maracajaú, município de Extremoz. A polícia recebeu o chamado na manhã desta quarta.

Na zona rural de Touros, uma escola foi atacada  (Foto: Touros1501.com)Na zona rural de Touros, uma escola foi atacada (Foto: Touros1501.com)

Estande
Ainda na manhã desta quarta, em Parnamirim, na Grande Natal, um estande de vendas abandonado foi queimado no bairro de Emaús, às margens da BR-101.  Ainda na região metropolitana, criminosos tentaram incendiar um prédio da Emater em Extremoz, mas o fogo foi logo apagado.

Estande de vendas foi incendiado às margens  (Foto: PM/Divulgação)Estande de vendas foi incendiado às margens (Foto: PM/Divulgação)

Até o momento, a Sesed confirmou ocorrências em 33 cidades: Natal, Parnamirim, Macaíba, São José de Mipibu, Caicó, Currais Novos, Caiçara do Norte, Santa Cruz, Mossoró, Extremoz, João Câmara, Jardim de Piranhas, Assu, Tangará, São Gonçalo do Amarante, Touros, Maxaranguape, São Paulo do Potengi, Goianinha, Florânia, Rio do Fogo, São José do Campestre, Canguaretama, Cruzeta, São Vicente, Tenente Laurentino Cruz, Jardim do Seridó, Pedro Avelino, Montanhas, Lagoa Nova, São Tomé, Pendências e São Fernando.

Em Mossoró, um ônibus foi destruído pelas chamas no bairro Santa Delmira (Foto: Alcivan Vilar/Fim da Linha)Em Mossoró, um ônibus foi destruído pelas chamas no bairro Santa Delmira (Foto: Alcivan Vilar/Fim da Linha)

Ônibus
Os ônibus urbanos de Natal começaram a sair das garagens às 5h desta quarta-feira (3). De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Rio Grande do Norte (Sintro/RN), 70% da frota está nas ruas. Entretanto, o Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros do Município (Seturn) garante que 97,5% da frota está funcionando.
Exército nas ruas
Na manhã desta quarta-feira (3), cerca de mil homens do Exército chegaram ao RN para se integrar no reforço às forças policiais. São homens de batalhões e pelotões de Pernambuco, da Paraiba e de Caicó, no interior do estado.

Tropa do Exército chega a Natal  (Foto: Raul Victor de Souza)Tropa do Exército chega a Natal (Foto: Raul Victor de Souza)

Edson Cardoso Bezerra (Gato), Anderson Mendonça da Silva (Sancinho), Cosme Wendel Rodrigues Gomes (Cego), Alex Barros de Medeiros e Marcos Paulo Ferreira (Cabeça do Acre) foram transferidos de parnamirim para Mossoró (Foto: G1/RN)Edson Cardoso Bezerra (Gato), Anderson
Mendonça da Silva (Sancinho), Cosme Wendel
Rodrigues Gomes (Cego), Alex Barros de Medeiros
e Marcos Paulo Ferreira (Cabeça do Acre) foram
transferidos de parnamirim para Mossoró
(Foto: G1/RN)
Transferências
Nesta segunda-feira (1º), cinco detentos apontados pelo Governo do Rio Grande do Norte como chefes da facção criminosa que reivindica os ataques foram transferidos para a penitenciária federal de Mossoró.
De acordo com o governador Robinson Faria, os presos transferidos foram identificados pelo setor de inteligência da polícia potiguar após terem celulares monitorados. Ainda de acordo com o governador, outros vinte detentos serão transferidos para presídios federais em breve.
Na manhã desta terça, a polícia potiguar anunciou a prisão de Daniel Silva de Carvalho, apontado como sendo o "número 2" da facção que reivindica os ataques criminosos que vêm sendo registrados. Além dele, foi presa Islania de Abreu Lima, que também seria uma das chefes da quadrilha. Os dois foram presos em cumprimento a mandados de prisão.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!