sexta-feira, março 18, 2016

Premiação do Sebrae a prefeitos empreendedores estimula a inovação

(Foto: Wellington Rocha/PortalNoar)Chefes do executivo de 47 municípios do Rio Grande do Norte foram finalistas da 9ª edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, realizado na tarde
desta quinta-feira (17), na sede do Sebrae, em Natal. A premiação visa reconhecer prefeitos potiguares que tenham implantado projetos com resultados comprovados, ainda que parciais, de estímulo ao surgimento e desenvolvimento dos pequenos negócios e da modernização da gestão pública, contribuindo de forma efetiva para o desenvolvimento econômico e social do município.

O objetivo do Sebrae com a premiação é incluir o empreendedorismo definitivamente na agenda da gestão municipal, a exemplo da saúde, educação, segurança e infraestrutura. Com isso, o prêmio é visto como um grande estimulador para as administrações das cidades espalhadas por todo estado. É exatamente o que diz o superintendente do Sebrae-RN, José Ferreira de Melo Neto. Para ele, é preciso reconhecer projetos que venham do poder público. “Essa é a nova edição do prêmio, é um sucesso. Temos projetos muito interessantes. Temos de reconhecer o benefício que traz à economia e à população dos municípios”, comentou.

Também presente no evento, o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-RN, José Álvares Vieira, destacou o papel que o Sebrae possui ao promover uma premiação como o Prêmio Prefeito Empreendedor: “O Sebrae estimula o bom trabalho do poder público, a melhoria das administrações municipais ao estimularmos a criatividade e inovação por parte dessas administrações”. Ainda segundo Vieira, premiações desse tipo também acabam por estimular a economia por meio dos benefícios recebidos a nível municipal pelas microempresas e pelos microempreendedores.

Vencedor das categorias de melhor projeto e o rural em 2012, o prefeito de Assu, Ivan Júnior, concorria neste ano mais uma vez na categoria de projetos no campo. Ele exaltou a premiação e falou da importância de ser reconhecido pelo Sebrae.

“O reconhecimento é importante. Mostra que é importante o incentivo a novas ideias porque nivela por cima a administração pública. É o reconhecimento do bom trabalho”, destacou o prefeito, que em 2012 implantou um projeto de cultivo de algodão e criou um modelo eficiente de armazenamento nos almoxarifados dos órgãos públicos municipais de Assu.

No estado, a premiação é dividida nas categorias: Melhor Projeto; Implementação e Institucionalização da Lei Geral; Compras Governamentais e Pequenos Negócios; Desburocratização e Formalização; Pequenos Negócios no Campo; e Inovação e Sustentabilidade.

Vencedores

Os prefeitos de Acari, Bom Jesus, São Gonçalo do Amarante, Serra de São Bento, Sítio Novo e Tenente Laurentino Cruz se sagraram vencedores da etapa estadual da nona edição Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor Governador Cortez Pereira em categorias distintas. O prêmio foi entregue na tarde desta quinta-feira (17), no auditório da instituição, em Natal. Esses gestores vão representar o Rio Grande do Norte na etapa nacional da premiação.

O troféu da categoria ‘Melhor Projeto’ foi para o prefeito de Serra de São Bento, Emanuel Faustino da Silva, que implantou na cidade ações na área de cidadania, empregabilidade e desenvolvimento, favorecendo as pequenas empresas locais. Essa é a modalidade mais importante e que referenda o prêmio.

O presidente José Vieira posa ao lado dos prefeitos vencedores da etapa estadual do prêmio (Foto: Moraes Neto)
O presidente José Vieira posa ao lado dos prefeitos vencedores da etapa estadual do prêmio (Foto: Moraes Neto)
O presidente José Vieira posa ao lado dos prefeitos vencedores da etapa estadual do prêmio (Foto: Moraes Neto)

Na categoria ‘Inovação e Sustentabilidade’, o vencedor foi o prefeito de Acari, Isaias de Medeiros Cabral, com o projeto Lixo Zero, que foi implementado na cidade seridoense. Sagrou-se campeão na categoria ‘Compras Governamentais’ o prefeito de Bom Jesus, Edmundo Aires de Melo Júnior, que inscreveu no prêmio o projeto Compra Certa, enquanto o troféu da categoria ‘Desburocratização e Formalização’ ficou com o chefe do executivo de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado, em função do projeto ‘Desburocratização em Ação, Fomentando Negócios’.

A premiação também destacou a atuação de outras duas prefeituras. É o caso de Sítio Novo com o prefeito Richardson Xavier Cunha que foi o campeão da categoria estreante ‘Inclusão Produtiva com Segurança Sanitária’ devido ao projeto Empreendendo com Vigilância, assim como o prefeito de Tenente Laurentino Cruz, Francisco Dantas de Araújo, que se sagrou vencedor na categoria ‘Pequenos Negócios no Campo’ com o projeto Desenvolvimento da Bovinocultura Leiteira como Estratégia de Geração e Renda.

Fonte: Portal Noar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!