sexta-feira, março 18, 2016

Digitais de terrorista ligado a ataques em Paris são achadas em Bruxelas

Porta da frente de imóvel em Bruxelas em que um homem foi morto pela polícia belga em uma operação em busca de terroristas (Foto: Francois Lenoir/ Reuters)As impressões digitais de Salah Abdeslam, suspeito de participar dos ataques em Paris em novembro, foram encontradas em um apartamento no subúrbio de Bruxelas, na Bélgica, de acordo com a CNN.

O imóvel foi invadido pela polícia belga na terça-feira (15). No confronto, um argelino morreu e quatro policiais feridos. Duas pessoas conseguiram deixar o local durante a ação policial.

As autoridades acreditam que Abdeslam usou o apartamento como esconderijo após os atentados que deixaram 130  mortos e centenas de feridos em 13 de novembro, em Paris.

Os investigadores pensam Abdeslam pode ter sido o motorista de um Clio Renault preto que deixou três homens-bomba perto do Stade de France, em Saint Denis, um dos lugares atacados pelos terroristas.

Mohamed Belkaid, de 35 anos, que morreu na ação, seria Samir Bouzid, procurado por ter contribuído na organização do ataque em Paris, de acordo com informações divulgadas pela procuradoria belga, citadas pela Reuters.

Salah Abdeslam em foto não datada (Foto: Belgian Federal Police via AP)Salah Abdeslam em foto não datada
(Foto: Belgian Federal Police via AP)
Buscas
Nas buscas de terça-feira em uma casa da zona popular da comunidade de Forest, na capital belga, "assim que a porta foi aberta, ao menos duas pessoas armadas com uma escopeta e uma kalashnikov dispararam imediatamente contra a polícia", relatou Thierry Werts, porta-voz da procuradoria.

"Ocorreu um tiroteio breve, mas forte", no qual três policiais ficaram feridos, incluindo uma policial francesa que participava junto a um colega também francês desta operação. "O pior foi evitado", acrescentou.
As autoridades lançaram, então, uma importante operação na região. Durante as horas que se seguiram a este primeiro contato foram disparados novos tiros a partir da casa.

Foi então que Mohamed Belkaid, de 35 anos, foi "neutralizado por um franco-atirador de elite, quando se preparava para disparar contra a polícia a partir de uma janela, ainda de acordo com a France Presse. Ele era imigrante irregular sem antecedentes criminais, de acordo com procuradoria federal belga.

Policial belga mascarado participa de segundo dia de operações no subúrbio de Bruxelas, nesta quarta-feira (16) (Foto: Yves Herman/ Reuters)Policial belga mascarado participa de segundo dia de operações no subúrbio de Bruxelas, na terça-feira (Foto: Yves Herman/ Reuters)

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!