sexta-feira, março 18, 2016

Mesmo com chuvas esta semana, previsão é de inverno ruim

Proximidade do equinócio da primavera, no dia 20 de março, facilita ocorrência de chuvas essa semana.Passado um mês de janeiro atípico, com acumulado de chuvas de 130mm em Mossoró, a falta chuvas em fevereiro e em março preocupa
agricultores. O meteorologista José Espínola explica que a previsão é de que o ano de 2016 seja de continuidade de seca, com chuvas dentro da média ou abaixo da média. Porém, ele informa ainda que, em Mossoró, deve chover esta semana.

“Até o final de semana, os satélites mostram que deve chover em Mossoró. Isto se deve à proximidade do equinócio da primavera, no dia 20 de março, quando os raios solares estarão mais perpendiculares. A chegada do equinócio coincide com o Dia de São José, comemorado no dia 19 de março, por isso a tradição de esperar chuva neste dia”, afirma o meteorologista.

José Espínola afirma que, mesmo que chova no Dia de São José, as previsões sobre o inverno na região continuam negativas devido a fatores como a forte atuação do fenômeno El Niño, que causa seca no Nordeste e enchentes nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.

“Devemos ter uma melhora na quantidade e qualidade de chuvas somente no final do nosso período chuvoso, entre o final do mês de abril e o mês de maio. Em fevereiro, primeiro mês do nosso inverno, choveu apenas 28mm”, disse.

Fonte: O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!