terça-feira, outubro 06, 2015

Porta a porta é a aposta de microempreendedores potiguares

Jussara Correia é maquiadora e atende a domicílio revendendo produtos da Mary Kay (foto: Moraes Neto)As vendas porta a porta estão longe de virar um segmento ultrapassado. Pelo menos para muitos Microempreendedores Individuais (MEI) potiguares que veem na área
a oportunidade em se tornar independentes, tirar um extra e complementar a renda da família. Parte desses empreendedores expôs a atividade na Feira do Pequeno Negócio, que encerrou neste domingo (4). Realizada pelo Sebrae no Rio Grande do Norte, a feira integra as ações do Movimento Compre do Pequeno Negócio, com o objetivo de mostrar à sociedade a importância desses empreendimentos para a economia local.

Os irmãos Leonardo da Silva e Leandro Batista são montadores de móveis e trabalhavam há quase cinco anos em uma empresa do segmento em Natal. Mas em 2014 foram demitidos. Foi aí que eles tiveram a ideia de abrir a própria empresa de revenda de peças e montagem de móveis, a LL Service. Em junho deste ano, os empreendedores procuraram o Sebrae para formalizar o negócio e recentemente participaram da Oficina SEI Tocar Minha Empresa. Nela, os empresários aprenderam a gerir a LL Service de forma eficiente e lucrativa.

O trabalho vem causando tanto interesse nas pessoas que Leonardo da Silva e Leandro Batista tiveram que comprar uma moto para atender a demanda da clientela que já ultrapassa a capital. A divulgação da empresa ocorre através dos clientes atendidos e por meio de panfletagem feitas durante um atendimento e outro. Não é à toa que a antiga empresa onde os rapazes trabalhavam os contratou como prestadores de serviços. Por semana, são atendidas mais de 20 solicitações.

Mas os empreendedores querem mais. Agora, eles pretendem ampliar a carteira de clientes investindo na produção de cases para instrumentos musicais. “Ainda estamos engatinhando, remando contra a maré. Daqui em diante a ideia é expandir a empresa oferecendo sempre o melhor produto e serviço”, afirmam.

Já a microempreendora Socorro Nóbrega trabalha há três décadas como revendedora dos produtos Tupperware. No início o trabalho começou tímido, pois não fazia parte dos planos da empreendedora se tornar independente e ganhar o próprio dinheiro.  Mas com as vendas aumentando e a rede de contato expandindo, Socorro Nóbrega foi visionária e não pensou duas vezes. Decidiu investir comprando dezenas dos produtos para atender a demanda da clientela.

Devido o sucesso nas vendas, a empresária é pela terceira vez consecutiva uma das três líderes empreendedoras da empresa mais bem sucedidas no Brasil, em um universo de 10 mil pessoas. No Rio Grande do Norte ela coordenada uma equipe com 300 revendedoras. “Eu saí do nada e conquistei o meu espaço no mercado de trabalho”, diz.

Saúde e beleza

Quem também está tirando um extra e contribuindo na renda de casa é a assistente administrativa Adriana Oliveira. Com a ajuda do marido, ela decidiu se tornar MEI e abriu a empresa Ronny Cross & Fit. O negócio existe há dois anos e vem transformando a vida de centenas de natalenses com a realização de treinamentos funcional itinerante. As aulas são ministradas por um profissional contratado e a maioria das aulas ocorre no estacionamento do Ginásio Nélio Dias, Zona Norte de Natal.

E para agregar valor ao negócio, a empreendedora fez parceria com uma empresa de confecção de roupas esportivas, as quais levam o nome do empreendimento de Adriana Oliveira. As vendas sucedem durante os treinos ou em visitas agendadas na casa dos alunos. “O diferencial do meu negócio está em oferecer um serviço bastante necessário e que cada dia a dia se torna imprescindível para qualquer pessoa. Ter aberto meu próprio negócio mudou a minha vida e a vida da minha família”, diz a empresária que já sonha em abrir uma academia fixa nos próximos anos.

Outro exemplo de sucesso é da jornalista Jussara Correia, que, devido ao incentivo dos amigos e a paixão por maquiagem, decidiu entrar para o mundo da beleza há alguns anos, sem deixar de atuar na área da comunicação. No mês passado, ela procurou o Sebrae e percebeu a necessidade de tirar o negócio da informalidade e o nominou de Jussara Correia Make Up.

A empresária atende diretamente na casa do cliente, fazendo maquiagens para eventos, como batizados, aniversários e casamentos. “Minha felicidade é ver o meu cliente contente. E é muito gratificante proporcionar esse sentimento às pessoas através do que faço”. E não para por aí. Jussara Correia também está faturando como revendedora dos produtos Mary Kay. “A ideia é que o meu negócio seja a minha maior fonte de renda futuramente”, revela.

Fonte: Agência Sebrae

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!