segunda-feira, setembro 28, 2015

Centro de estudos oficial do PT critica a política econômica de Dilma

 http://cidadenewsitau.blogspot.com.br/A Fundação Perseu Abramo, que é o centro de estudos oficial do Partido dos Trabalhadores, lançou nessa segunda-feira (28) um documento com duras críticas à política econômica da presidente
Dilma Rousseff.
O resumo do documento acusa o ministro Joaquim Levy de estar defendendo os interesses dos bancos e impondo um sacrifício desnecessário aos brasileiros.
O documento diz que foi feito um diagnóstico equivocado de que havia uma crise profunda e que se tratava de uma crise fiscal. Como consequência, a resposta tida como ideal foi o ajuste fiscal, que, de transitória, essa resposta teria se transformado em um projeto de desenvolvimento. O documento diz ainda que a política econômica está jogando o país numa recessão, piorando as contas públicas e reduzindo a capacidade do governo de estimular o desenvolvimento.
Para o grupo que assina o documento, a lógica do ajuste fiscal é defender os interesses dos bancos e dos fundos de investimento. O documento reconhece que houve piora de alguns indicadores de 2013 e 2014, mas afirma que sob nenhum aspecto havia um cenário de crise que exigisse tamanho sacrifício da população.
Os economistas ligados ao PT e as entidades de esquerda também afirmam que a política atual piora o ambiente econômico e social, aumenta a crise política e estimula as iniciativas golpistas.
O documento é dividido em dois volumes: “Mudar para sair da crise”, que apresenta alternativas para o Brasil voltar a crescer, e também “Brasil que queremos”.
O presidente da Fundação Perseu Abramo disse que o documento é democrático e contou com a colaboração de quase 200 especialistas. Marcio Pochmann disse ainda que o documento está em construção e que o objetivo é contribuir para o debate.
O resumo do documento “Por um Brasil justo e democrático”, lançado em um evento nessa segunda-feira em São Paulo, foi antecipado pela GloboNews.

Fonte: Globo News

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!