terça-feira, agosto 18, 2015

Campanha divulga prevenção contra doenças vasculares no RN

Diabtes é um dos fatores para o surgimento de doença vasculares  (Foto: Arquivo/Agência Brasil)A conscientização por uma cultura de prevenção às doenças vasculares na população do RN é a principal da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia vascular – Regional do RN (SBACV) que
realiza no sábado, 22 de agosto, das 10 às 18hs, no 3º Piso do Midway Mall (em frente a loja de chocolates Kopenhagen)  check-up vascular  gratuito para população.  O atendimento faz parte ação Agosto Azul Vermelho desenvolvida pela SBACV que durante todo o mês de agosto vem  alertando a população para a importância da prevenção das doenças vasculares.

A prevenção pode evitar em até 80% o risco de doenças vasculares. Segundo dados da entidade são realizadas uma média de 50 amputações no Rio Grande decorrentes de problemas causados por diabetes.

A campanha é nacional, idealizada aqui no Rio Grande do Norte e busca saber antes da pessoa ter a doença, se pode prevenir. O presidente da SBACV/RN, o cirurgião vascular, Gutemberg do Amaral Gurgel alerta para o número amputações no Rio Grande do Norte. “Estas levantamento sobre  amputações por mês no Estado é considerado muito elevado.Na maioria dos casos são pacientes com doenças do sistema circulatório que não possuem atendimento na atenção básica e consequentemente o quadro do paciente evoluí de tal forma que a mutilação é a única saída”, explica o médico

Ele enfatiza ainda que um “check up vascular” na atenção básica de saúde poderia reduzir a grande maioria das amputações.

O especialista informou ainda que no atendimento que será realizado no sábado (22) estarão presentes vários profissionais especialistas no sistema vascular, e serão realizados exames clínicos e alguns exames como ultrassom.

Segundo Gutemberg, as pessoas podem evitar a incidência de doenças vasculares como varizes e arterioesclerose desde cedo ao adquirir hábitos saudáveis. É preciso que as pessoas  criem hábitos positivos desde a adolescência  como evitar o fumo, o sedentarismo, e a obesidade que evitarão a diabetes e a hipertensão

O especialista reforça que é necessário a mudança de comportamento da população para evitar o aparecimento das enfemidades.

Fonte: Portal Noar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!