sexta-feira, julho 03, 2015

Fruticultura mossoroense impulsiona aumento de exportações no Rio Grande do Norte

Estado exportou  US$ 251,3 milhões em produtos, com destaque para o  melão e a castanhaDe acordo com dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Rio Grande do Norte foi o estado com o quarto maior crescimento nas
exportações na região Nordeste no ano de 2014, com aumento de 1,4% em relação ao ano de 2013. Ao todo, foram comercializados US$ 251,3 milhões em produtos, com destaque para o melão e a castanha. Já Mossoró foi o maior exportador potiguar, responsável por U$ 75 milhões, o que corresponde a 29,84% das vendas do RN a outros países no ano passado.

O presidente do Comitê Executivo de Fitossanidade (Coex), Luiz Roberto Barcelos, ressalta a importância da fruticultura para a economia potiguar. Ele conta que, atualmente, o setor emprega diretamente 10 mil pessoas no município, porém, outros 50 mil postos de trabalho são beneficiados de forma indireta, como no comércio e serviços.

"A fruticultura gera muitos empregos e renda no semiárido nordestino, em regiões longe dos grandes centros urbanos, o que torna sua contribuição ainda mais importante para o desenvolvimento socioeconômico da população. Com isso, outros setores acabam sendo beneficiados pela atividade", conta o presidente do Coex.

Luiz Roberto Barcelos explica que, em média, uma área de dois mil hectares é destinada ao cultivo de melão no município e que as exportações geram ainda benefícios à população através da contribuição em impostos aos governos municipal, estadual e federal. Ele conta que a expectativa é que a região continue com bom volume de exportações devido a uma junção de condições favoráveis às frutas mossoroenses como a desvalorização do real em relação ao dólar.

Outro fator que contribui para a boa aceitação do melão mossoroense no mercado externo é o reconhecimento da qualidade da fruta produzida na região, que desde 2013 conta com selo de Indicação Geográfica de origem, reconhecido mundialmente como indicativo de qualidade. A certificação foi concedida após cinco anos de aprimoração da fruta produzida na região.

Além da qualidade e bom preço em relação ao dólar, as temperaturas mais elevadas na Europa e a diminuição da produção de melão na Espanha, terceiro maior país produtor da fruta no mundo, facilitaram a compra do produto de Mossoró no mercado europeu.

RN sediará pela primeira vez evento sobre exportações do Nordeste

O Rio Grande do Norte irá sediar, pela primeira vez, o Encontro Internacional de Negócios do Nordeste (EINNE). A 18ª edição do evento foi lançada pelo Sebrae e pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (Fiern) esta semana e acontece entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro em Natal. Ao todo, representantes de 200 empresas dos nove estados nordestinos devem se reunir, entre elas companhias da fruticultura mossoroense.

"Num momento em que o país vive um cenário de dificuldade, trazer esse evento aqui para o Estado vai proporcionar aos nossos empresários fazer esse intercâmbio de relações comerciais com outros países", diz José Álvares Vieira, presidente do conselho deliberativo do Sebrae-RN.

Luiz Roberto Barcelos conta que a participação no evento é uma oportunidade de realizar rodadas de negócios e entrar em contato com diferentes mercados consumidores, ampliando o leque de possibilidades para o setor se expandir. Além do intercâmbio e negociações, as empresas selecionadas para participarem do evento receberão capacitação do Sebrae sobre temas ligados ao comércio exterior.

Fonte: O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!