quinta-feira, julho 02, 2015

Encontro nacional de secretários debate políticas ambientais

Encontro de gestores está sendo realizado   no Parque da Cidade   (Foto: Alberto Leandro)VI Encontro Nacional de Secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras , aberto nesta quinta-feira (2), no Parque da Cidade debate uma plataforma colaborativa criada para que os g
estores das 27 capitais do País discutam a respeito dos desafios da política ambiental, e troquem experiências das boas práticas sustentáveis já implementadas pelos municípios.A abertura oficial do CB-27 foi realizada ás 9h com a presença do prefeito Carlos Eduardo Alves.

Para o titular de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal (Semurb),  Marcelo Rosado, esta comunicação entre as capitais brasileiras por meio de seus gestores ambientais é de extrema importância para a criação de politicas públicas sustentáveis. “A partir do CB 27 estabelecemos um intercâmbio bastante positivo, pois esse é um espaço onde podemos encontrar a partir de experiências semelhantes de outras cidades, as soluções e estratégias já utilizadas para enfrentá-los”, afirma.

O  CB-27 segue no Parque da Cidade até esta sexta-feira (3), durante o Encontro será realizada a 21ª Conferência do Clima-Paris 2015 e o CB 27, com a presença do Ministro das Relações Exteriores, Everton Lucero. Além das palestras “Inventários de Emissões de GEE para as Cidades e Seminário do Embarq no Rio”, ministrada por Rachel Biderman da WRI e “Pagamento por Serviços Ambientais e Adaptação baseada em Ecossistemas”, por André Ferretti, da Fundação Grupo Boticário.

Ainda na programação de abertura estão previstas palestras dos secretários de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal (Semurb), Marcelo Rosado; do Coordenador do CB 27 na Região Nordeste, Eduardo de Matos; e do representante da Fundação Konrad Adenauer no Brasil que apoia o CB 27, Felix Dane. Bem como do coordenador do CB 27, Délio Malheiros; do secretário executivo do CB-27 , Nelson Moreira Franco e do secretário de Meio Ambiente do Rio de Janeiro, Carlos Alberto Muniz.

Marcelo Rosado conta que no último dia do Encontro será feita a leitura da “Carta Natal pela Sustentabilidade”, que representa o resultado do evento. O documento é assinado pelos membros do colegiado e contém os compromissos firmados e as recomendações a serem seguidas pelos gestores públicos.

Espelhado em movimentos como o C-40, formado por prefeitos das maiores cidades do mundo, o CB-27 foi firmado em 2013, durante o terceiro Encontro de Secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras, que aconteceu em Salvador (BA). Na ocasião, foi assinado o Estatuto e eleitos os conselhos de administração e fiscal da entidade, ambos formados pelos secretários das capitais do País.

Fonte: Portal Noar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!