sábado, maio 09, 2015

Presidente da Guatemala anuncia renúncia da vice-presidente do país

O presidente da Guatemala, Otto Perez Molina, durante coletiva de imprensa onde anunciou a renúncia da vice-presidente Roxana Baldetti, no palácio presidencial, na sexta-feira (8) (Foto: AFP Photo/Johan Ordonez)O presidente da República da Guatemala, Otto Pérez Molina, anunciou nesta sexta-feira (8) que a vice-presidente, Roxanna Baldetti, renunciou ao cargo devido a seu suposto envolvimento em um
caso de corrupção no qual estão implicados outros funcionários do governo.
"A renúncia, segundo os motivos manifestados pela vice-presidente, se circunscreve em uma decisão pessoal com o único interesse, ao separar-se voluntariamente do cargo, de submeter-se e colaborar com as investigações que sejam necessárias", afirmou Pérez Molina.
Em entrevista coletiva de dez minutos convocada de última hora na Casa Presidencial, Pérez Molina ressaltou que a decisão da vice-presidente é "valente" e que, apenas por isso, deve ser respeitada por todos os cidadãos.

Roxana Baldetti (Foto: Reprodução/Twitter/Roxana Baldetti)Roxana Baldetti (Foto: Reprodução/Twitter/Roxana
Baldetti)
O líder destacou ainda que a disposição de renúncia da vice-presidente "não responde a nenhuma solicitação gremial ou associativa", em alusão ao recente pedido feito pela cúpula empresarial do país e por milhares de cidadãos para que Baldetti renunciasse.
"É uma decisão própria, voluntária e pessoal da senhora vice-presidente", insistiu Pérez Molina, que pediu que não surjam especulações nem falsas informações a respeito.
O governante também agradeceu o trabalho de Baldetti, que durante seu mandato "redobrou seus esforços" para fazer das políticas de Estado medidas de "alto impacto" para ajudar à população.
Baldetti se viu envolvida em um escândalo de corrupção após a desarticulação no último dia 16 de abril de uma rede dedicada à fraude fiscal e alfandegária dentro do escritório arrecadador de impostos do país.
Por esse caso até agora foram detidas 27 pessoas e outras duas estão com ordem de busca e captura, entre eles Juan Carlos Monzón, que era o secretário particular de Baldetti no momento em que o esquema foi revelado.
A Corte de Constitucionalidade da Guatemala rejeitou nesta sexta-feira por unanimidade um recurso de amparo apresentado ontem por um advogado da vice-presidente para deter o pré-julgamento que o tribunal abriu contra Baldetti. 

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!