sexta-feira, maio 15, 2015

Maior hospital do RN está com vazamento de radiação, diz sindicato

Folha de raio-x utilizada no teste realizado pelos técnicos acusou vazamento de radiação (Foto: Divulgação/Sindsaúde RN)O Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, em Natal, maior unidade da rede de saúde pública do Rio Grande do Norte, está com um vazamento de radiação na sala de
raio-x do Pronto Socorro Clóvis Sarinho, que pertence a unidade. A afirmação é do Sindicato dos Servidores da Saúde do Rio Grande do Norte (Sindsaúde/RN). De acordo com o sindicato, técnicos de radiologia que trabalham no hospital realizaram um teste que comprova o vazamento.
Segundo a nota emitida pelo sindsaúde, os técnicos  colocaram uma folha de raio-x do lado de fora da sala, enquanto uma radiografia era feita. Ainda de acordo com o sindicato, a chapa teria ficado marcada, comprovando o vazamento. A radiação atravessa a parede e chega até a sala onde os técnicos trabalham, local que deveria ser isolada contra radiação.
Por meio da assessoria de imprensa, a direção do Walfredo Gurgel afirmou que testes realizados no ano de 2014 garantiram que as salas estavam dentro da normalidade. No entanto, o hospital admite que ainda está em processo de contratação da empresa que realizará os testes de radiação no ano de 2015.
“Estamos recebendo radiação alta e arriscando a nossa saúde. Deve ser por isso que há mais de dois meses não recebemos o relatório dos dosímetros”, afirma um técnico de radiologia, que não quis se identificar.
O dosímetro é um equipamento exigido pelo Ministério da Saúde e de uso individual que mede a radiação a qual cada servidor é exposto mensalmente. De acordo com o Sindsaúde, o dosímetro é a única forma de saber se o nível de radiação está dentro dos limites aceitáveis.
Ainda de acordo com o Sindsaúde, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesap), que seria responsável por ceder os equipamentos, teria contratado o Departamento de Energia Nuclear da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) para fornecimento dos dosímetros. Porém, há dois meses os profissionais não estariam tendo acesso aos relatórios.
Segundo a nota emitida, as exigências do sindicato são a divulgação dos laudos dos dosímetros, a apresentação de medidas para impedir o vazamento de radiação no Hospital Walfredo Gurgel e a averiguação de possíveis vazamentos em outros hospitais, como o Deoclécio Marques, localizado na cidade de Parnamirim, na Grande Natal.

Segundo o sindicato, sala de raio-x do pronto socorro Clóvis Sarinho estaria vazando radiação  (Foto: Divulgação/Sindsaúde RN)Segundo o sindicato, sala de raio-x do pronto socorro Clóvis Sarinho estaria vazando radiação (Foto: Divulgação/Sindsaúde RN)

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!