terça-feira, março 10, 2015

Maioria da bancada federal do RN é a favor da PEC dos Jornalistas

Movimento nacional de jornalista quer volta da obrigatoriedade do diploma.Jornalistas de todo país se mobilizam nesta terça-feira (10) para acompanhar a votação da Proposta de Emenda à Constituição 386/2009, da Câmara dos Deputados, que restabelece a
obrigatoriedade de diploma para o exercício da profissão de jornalista. Em junho de 2009, o Supremo Tribunal Federal derrubou a exigência.

A maioria da bancada federal do Rio Grande do Norte se posicionou favoravelmente ao restabelecimento da obrigatoriedade. Até a publicação desta matéria, Walter Alves (PMDB), Fábio Faria (PSD), Felipe Maia (DEM), Rafael Motta (PROS) e Rogério Marinho (PSDB) tinham posicionamentos favoráveis à PEC. A reportagem não conseguiu contato com Zenaide Maia (PR), Antônio Jácome (PMN) e Beto Rosado (PP).

““Essas matérias têm nosso apoio. São importantes para a valorização da categoria dos jornalistas, para a valorização do diploma universitário e de toda a educação nele aplicada e, principalmente, para valorizar o importante papel de informar a sociedade com ética, clareza e respeito”, comentou Walter Alves.

Em nota distribuída à imprensa, Rafael Motta (PROS) destacou que “a PEC do Diploma é uma luta importante não apenas para os jornalistas, mas para todos aqueles que prezam por uma imprensa que cumpra com o seu importante dever de informar a sociedade, com ética e respeito”, afirma Rafael Motta, ressaltando sua posição favorável”.

Através de assessoria de imprensa, Fábio Faria lembrou que essa é uma luta que encampou há muito tempo e que vai defender os interesses da categoria pelo restabelecimento da obrigatoriedade do diploma.

Presidente do Sindicato dos Jornalistas do Rio Grande do Norte (Sindjorn), Breno Perruci considera que o assunto ter voltado à pauta das discussões no Congresso já é um avanço, mas ele faz uma ressalva.

“São duas PECs, uma no Senado, que já andou um pouco mais, aprovada em dois turnos, e essa de hoje, que é da Câmara, que nasceu do deputado Paulo Pimenta. Vai ter que ser votada hoje em dois turnos e ir para o Senado. Se tivessem votado a PEC que veio do Senado já adiantaria. Vamos aguardar e torcer que aprove”, avaliou o presidente do Sindjorn.

Nas redes sociais, os profissionais estão aproveitando o dia da votação para mobilizações. No Facebook, desde a segunda-feira que jornaslitas postam fotos com seus diplomas com as hashtags ‪#‎afavordapecdodiploma‬ ‪#‎jornalistacomdiploma‬ ‪#‎politicoestamosdeolho‬
‪#‎jornalistaporformação‬.

Fonte: Portal Noar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!