segunda-feira, fevereiro 09, 2015

Novo drama: ao menos 25 pessoas morrem em briga no Egito, e campeonato é suspenso

Cenas pós-briga no Cairo: ao menos 13 pessoas morreramUma nova tragédia assola o futebol no Egito neste domingo: ao menos 25 pessoas morreram em confronto entre a polícia e torcedores do
Zamalek antes de jogo contra o ENPPI, no Estádio Air Defense no Cairo.

Por causa disso, o governo suspendeu o campeonato nacional por tempo indeterminado. "Foi decidido adiar a liga por um tempo que será definido depois", escreveu o gabinete do primeiro-ministro local, Ibrahim Mahlab.

De acordo com a imprensa do país, seguidores de uma torcida organizada do tradicional Zamalek (Ultras Cavaleiros Brancos) não tinham ingressos para a partida que começaria a poucas horas e tentaram forçar a entrada no local mesmo assim.

GETTY
Torcedores do Zamalek atearam fogo em carros durante confusão com a polícia
Torcedores do Zamalek atearam fogo em carros
A polícia, então, entrou em confronto com os rebeldes, e uma verdadeira selvageria tomou conta das cercanias do estádio que recebeu o jogo válido pela 20ª rodada do Campeonato Egípcio entre líder (Zamalek) e vice-líder (ENPPI).

"Os torcedores do Zamalek tentaram entrar a força, e nós tivemos que previni-los de destruir a propriedade pública", afirmou o Ministério do Interior do país em nota. Dezenas de torcedores ficaram feridos e foram levados ao hospital Ahli Bank.

Em sua página no Facebook, a torcida Cavalheiros Brancos acusou as autoridades de terem colocado arames nas portas do clube para impedir os acessos e de usarem gás lacrimogêneo, causando desmaios e sintomas de asfixia entre os torcedores.

Apesar disso, o duelo aconteceu e terminou empatado por 1 a 1.

O caso acontece três anos depois do massacre de Port Said, em 1º de fevereiro de 2012, após um jogo entre Al-Masry e Al-Ahly, no nordeste do Egito. Quase 80 pessoas morreram e mais de 1.000 ficaram feridas depois de milhares de torcedores invadirem o campo após a vitória do Al-Masry.

Esses fatos, sem precedentes no Egito, levaram as autoridades a proibirem a entrada de público nos estádios, mas a punição já foi liberada para torneios internacionais.

O Ministério do Interior e a Federação Egípcia de Futebol tinham chegado a um acordo para que esse veto terminasse a partir deste mês nas partidas da competição nacional.


Fonte: ESPN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!